19/10/2023 às 18:55

Hospital da Criança de Brasília promove concurso de culinária afetiva

Atividade integra programação do Mês das Crianças; funcionários prepararam receitas de família que remetem a lembranças da infância

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Ao longo de outubro, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realiza diversas atividades para celebrar o Mês das Crianças, trazendo diversão tanto para quem está internado para tratamento quanto para quem comparece a consultas e exames. Na quinta-feira (19), a alegria alcançou a equipe do HCB: os funcionários participaram do concurso de culinária afetiva Sabor da Infância.

Os profissionais foram estimulados a preparar receitas que os fizessem lembrar de quando eram crianças. Entre doces e salgados, tanto os funcionários do HCB quanto terceirizados se animaram para participar.

O vencedor foi Jeová Dias, que trabalha como profissional do apoio de higienização na empresa terceirizada do hospital. Ele preparou um manjar de coco com calda de ameixa, receita da avó. “Eu ia fazer aqueles bolos de aniversário antigos, bem da nossa infância, mas como trabalho todo dia, não ia dar tempo; o manjar ficou pronto rapidinho. Minha avó fazia sempre, no Ano Novo. A gente continua fazendo na família; agora, eu faço os doces”, contou.

A diretora de Recursos Humanos do HCB, Vanderli Frare, afirma que a ação vem ao encontro dos valores do hospital, especialmente no que se refere a humanização. Ela participou da bancada de avaliação do concurso e, além de degustar os pratos, escutou a história de cada participante com relação à receita apresentada: desde o cuscuz com carne, que remonta ao que era feito pela mãe de uma profissional, até os “sonhos” que outra funcionária aprendeu a fazer e, ao se preparar para o Sabor da Infância, também ensinou ao filho adolescente.

“O objetivo era convidá-los a fazer essa viagem; todos rememoraram a infância e muitos conseguiram, por meio dessa ação, passar essa memória para seus filhos. Isso é maravilhoso! Precisamos dessas memórias que nos alimentam não só fisicamente, mas também emocionalmente”, afirmou Vanderli.

Na opinião da diretora, a tarde de trabalho depois do Sabor da Infância fará com que outras pessoas, ainda que não tenham comparecido ao concurso, também se dediquem a relembrar boas memórias dos tempos de criança.

*Com informações do HCB