24/10/2023 às 16:06

Avança processo de regularização do Núcleo Urbano de São Sebastião

Governador Ibaneis Rocha assinou, nesta terça-feira (24), decreto que define a poligonal da área de interesse social

Por Carolina Caraballo e Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta terça-feira (24), o decreto que define a poligonal da Área de Regularização de Interesse Social (Aris) do Núcleo Urbano de São Sebastião. O documento é essencial para o processo de regularização dos bairros Residencial Oeste, Bonsucesso, Centro, Tradicional, São Bartolomeu, Bora Manso, Bela Vista e Morro Azul (quadras 1, 2, 3 e 12).

“A regularização permite que o governo possa entrar nessas localidades com obras de infraestrutura e equipamentos públicos, dando dignidade à população” Governador Ibaneis Rochadireita

“Esse decreto representa mais segurança jurídica para os moradores de São Sebastião”, declarou o governador. “A regularização permite que o governo possa entrar nessas localidades com obras de infraestrutura e equipamentos públicos, dando dignidade à população.”

A proposta já havia sido aprovada por unanimidade de votos pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), no último dia 19. Na ocasião, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresentou uma prévia da pesquisa intitulada Déficit Habitacional e Demanda Habitacional do Distrito Federal, que apontou um déficit de 100.701 residências na capital do país.

Demanda aguardada

Como se trata de uma área de interesse social, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) será responsável por elaborar o projeto urbanístico de regularização e atender o local com programas habitacionais. O órgão estima que haja mais de 53 mil pessoas no núcleo urbano.

O deputado distrital Rogério Morro da Cruz, um dos articuladores da demanda dos moradores da região, esteve com o governador durante reunião para a assinatura do decreto.

“Estamos muito felizes com essa aprovação, que, com certeza ,vai mudar a realidade do povo da nossa cidade”, afirmou o distrital. “Há muitos anos estamos esperando pela regularização. Agradecemos ao governador e a todos os envolvidos nesse importante passo em direção a uma São Sebastião mais próspera e com um futuro promissor.”