25/10/2023 às 10:29, atualizado em 25/10/2023 às 15:06

Servidores são treinados para eleição dos conselhos de segurança

Votação ocorre no próximo domingo (29); será a primeira disputa a contar com voto direto do cidadão

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) promoveu, nesta terça-feira (24), o treinamento dos servidores que atuarão nas eleições dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) do DF , que ocorrem no próximo domingo (29), das 9h às 17h. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Educação e Cultura da Polícia Militar do Distrito Federal (DEC/PMDF), localizado no Setor Policial Sul, e contou com 62 participantes, entre mesários e coordenadores.

Servidores que atuarão como mesários e coordenadores nas eleições dos Consegs, no domingo, participaram de treinamento nesta terça (24)

O secretário-executivo da SSP, Alexandre Patury, ressaltou a importância da participação social no processo eleitoral. De acordo com ele, a segurança pública é responsabilidade de todos e se faz com a interação entre a sociedade e as forças de segurança pública. “Somos testemunhas dessa grande ação, desse legado para a sociedade, desse embrião que pensa a segurança pública fora da caixa”, comentou sobre o novo modelo de eleições, que permite a votação direta pelos cidadãos cadastrados.

Conforme explicou o coordenador de segurança comunitária e presidente da comissão eleitoral, coronel Paulo André, “os Consegs são canais que fazem a interlocução entre a sociedade e 16 entidades governamentais, impulsionando as ações do governo a partir das demandas da população, podendo solicitar a intensificação do policiamento local, entre outras melhorias que possam afetar a sensação de segurança nas regiões administrativas”. A criação dos Consegs no DF está prevista no decreto nº 39.910/19.

No dia das eleições, os servidores que participaram do treinamento serão distribuídos em 14 pontos nas regiões administrativas onde haverá disputa eleitoral – Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Fercal, Gama, Itapoã, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho II e Taguatinga -, além da Estação Rodoviária de Brasília. Veja aqui os locais de votação.

Nas demais regiões administrativas não haverá votação, pois houve uma única chapa cadastrada que será aclamada eleita, caso tenha atendido aos requisitos previstos no regulamento do processo eleitoral.

As pessoas interessadas em votar nas chapas cadastradas tiveram que fazer um cadastro prévio no sistema fornecido pela SSP, requisito obrigatório para participar do processo como eleitor. Ao todo foram cadastrados 2.426 eleitores. A relação completa dos eleitores e dos locais onde haverá disputa eleitoral, assim como a relação das chapas cadastradas, estão disponíveis no site da SSP.

*Com informações da SSP