Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/10/2023 às 18:40, atualizado em 27/10/2023 às 18:51
Graduandos viram de perto avanço dos trabalhos de escavação do reservatório, com capacidade para armazenar 96 mil m³ de água
O Drenar DF, maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), recebeu, nesta sexta-feira (27), a visita de estudantes do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário Iesb. O local da visita foi a bacia de detenção das águas pluviais, no Setor de Embaixadas Norte.
Para o estudante Marcos Vinicius Lourenço, de 24 anos, a visita técnica realizada à bacia de detenção agregará em sua formação. “A gente pôde observar os conhecimentos técnicos aplicados na parte de contenção e compactação da terra. Esse conhecimento vai ajudar bastante, muito bom poder trazer o conteúdo aprendido para a prática”, disse.
Em sua primeira visita pelo curso, Leonildo Furtado, de 22 anos, disse ter ficado surpreso com a dimensão da obra: “A expectativa era adquirir experiência e conhecimento, mas não tinha ideia do tamanho e de como funcionaria a bacia”.
Investimento
Os serviços são executados por empresas contratadas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O investimento total da obra é superior a R$ 174 milhões. “É uma obra muito grande, feita inteiramente com recursos da Terracap; é a maior obra de contratação própria da agência”, destaca Hamilton Lourenço Filho, diretor técnico responsável pela obra.
O Drenar DF foi dividido em cinco lotes e está sendo executado por cinco empresas distintas contratadas pela Terracap e coordenadas pela Concremat. O sistema avança simultaneamente nas quadras 902, 702, 302, 102, 202 e 402 da Asa Norte, atravessando o Eixo Rodoviário Norte (Eixão) e a L2 Norte.
Além da escavação da bacia de detenção, outra etapa em estágio avançado das obras diz respeito à construção dos poços de visita (PVs). Até o momento, foram construídas 54 unidades e outras 27 estão em andamento, totalizando 731 metros de profundidade. O projeto ainda prevê a instalação de mais 23 PVs.
Quase 3,5 km de túneis, de um total de 7,7 km contratados, já foram escavados. O programa utiliza o método tunnel liner, que possibilita a construção de galerias e passagens subterrâneas sem a necessidade de interferência na superfície, evitando assim transtornos no cotidiano dos moradores das regiões onde as obras estão sendo realizadas.