27/10/2023 às 16:47, atualizado em 28/10/2023 às 09:22

Programa do GDF, Ginástica nas Quadras recebe homenagem

Solenidade na Câmara dos Deputados ressaltou a importância da iniciativa da Secretaria de Educação, que tem como principal foco a saúde física e mental, além de sociabilidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em solenidade realizada nesta sexta (27) na Câmara dos Deputados, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) recebeu uma homenagem pelo programa Ginástica nas Quadras. “É um programa para ser expandido para outros estados da Federação”, declarou o deputado Reginaldo Veras, que é professor e presidiu a solenidade. 

“Esse programa se consolida como uma política de prevenção a doenças” Isaías Aparecido, secretário-executivo da Educaçãodireita

Entre os incentivos que o programa recebe, foi destacado um investimento de R$ 250 mil feito por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Gabriel Magno. Ao fim do evento, houve professores de educação física da SEE promoveram breve atividade, colocando o público presente para se exercitar.

“A nossa missão é ampliar e melhorar o Ginástica nas Quadras; ter mais profissionais envolvidos, cuidando do nosso público, que a cada ano, só aumenta”, afirmou o secretário-executivo da Educação, Isaías Aparecido. “Esse programa se consolida como uma política de prevenção a doenças. Assim, investir em educação é investir na saúde da nossa comunidade.”

Participante do programa na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga há cinco anos, Cléa dos Santos, 62, ressaltou: “Eu tenho toda a assistência nas atividades. Além da parte física, nós também temos a parte emocional e social, porque o programa é um lugar de fazer amigos, ser amigo e de ter muita sociabilidade, e isso é tudo o que precisamos”.

Política pública

Promovido desde o início da década de 1980, o Ginástica nas Quadras foi consolidado como política pública em 1983. O programa é composto por professores de educação física da SEE, além de uma equipe multidisciplinar, e tem como objetivo desenvolver atividades físicas que ajudam a evitar doenças ligadas ao sedentarismo, bem como contribuem para saúde mental e a sociabilidade aos seus participantes.

São oferecidas as modalidades de natação, hidroginástica, ginástica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras. As atividades são praticadas dentro das unidades escolares ou nos espaços públicos próximos às escolas. O programa é acompanhado pela Gerência de Desportos, vinculada à Subsecretaria de Educação Básica.

Atualmente, 12 coordenações regionais de ensino (CREs) atendem estudantes e a comunidade escolar a partir dos 15 anos de idade, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para participar, é preciso apresentar atestado médico para a prática de atividades físicas. As CREs que oferecem o programa são as de Ceilândia, Taguatinga, Gama, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Guará, Plano Piloto, Santa Maria, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF