07/11/2023 às 17:27

Laboratório do Hospital de Santa Maria conta com tecnologia de ponta

HRSM oferece diagnósticos mais precisos e resultados rápidos e online

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) tem se destacado graças ao seu laboratório de excelência. Aparelhado com tecnologia de última geração, incluindo um equipamento exclusivo na América Latina, o local oferece resultados rápidos e precisos.

“Pacientes agora experimentam uma nova realidade, com diagnósticos mais rápidos e precisos. Isso não apenas alivia a ansiedade e a incerteza, mas também possibilita um tratamento mais rápido e adequado, o que faz toda a diferença entre a recuperação e a progressão da doença”, afirma a chefe do laboratório, Marlucy Mendes.

Seguindo o mesmo padrão dos laboratórios particulares, os resultados dos exames estão disponíveis no formato online, assegurando que os pacientes possam acessar seus resultados com facilidade.

A unidade hospitalar já recebeu diversas certificações anuais de qualidade, incluindo o Certificado de Proficiência. Emitido por órgãos reguladores, esses certificados atestam que o laboratório cumpre com os mais elevados padrões de qualidade em suas operações e análises.

Equipamentos de ponta

Um dos equipamentos utilizados pelo HRSM é o Cobas Pro E 801, que se destaca por sua eficácia, velocidade e segurança nas análises clínicas, especialmente no diagnóstico de doenças de interesse em saúde pública, como HIV, toxoplasmose, citomegalovírus e hepatites virais. Além disso, o aparelho processa exames hormonais, como TSH, T4, insulina e outros.

Com tecnologia de última geração, o CMD 2000iX1 é capaz de realizar até 2000 testes por hora, sendo o único na América Latina. O equipamento oferece uma variedade de testes de química clínica, incluindo análises de enzimas, substratos, proteínas específicas, íons, medicamentos terapêuticos e substâncias psicoativas.

Outro aparelho de destaque disponível na unidade hospitalar é o XN 1000. Esse analisador hematológico compacto de alta performance processa até 100 amostras por hora e reanalisas automaticamente amostras consideradas patológicas com base em critérios clínicos.

“Com os avanços tecnológicos em nosso laboratório, somos capacitados a entregar mais resultados laboratoriais da mais alta qualidade, um elemento crucial para uma saúde melhor”, destaca Marlucy Mendes.

Uma parceria do HRSM com o Laboratório Hermes Pardini possibilita a realização de exames complexos, incluindo testes de detecção de doenças raras.

*Com informações do IgesDF