09/11/2023 às 18:22, atualizado em 09/11/2023 às 19:32

Eleitos para os Consegs são apresentados à política de segurança do DF

Posse dos novos membros dos conselhos está marcada para 5 de dezembro

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Os novos membros dos Conselhos de Segurança Comunitária do DF (Consegs) foram apresentados à política de segurança pública do DF em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (9), no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Eles ocuparão o cargo pelos próximos quatro anos, a partir de 5 de dezembro, data prevista para a posse.

No encontro, eles foram preparados para a posse e também para a participação no lançamento do programa DF Mais Seguro.

“Vemos aqui pessoas idôneas, focadas num bem maior. É uma ação conjunta de integralidade efetiva, pois nós, como forças de segurança, fazemos as análises dos problemas apresentados por cada região”Sandro Avelar, secretário de Segurança Públicaesquerda

“Essas pessoas são especiais. Agem voluntariamente, unidos com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), para resolver questões que envolvem suas regiões. Vemos aqui pessoas idôneas, focadas num bem maior. É uma ação conjunta de integralidade efetiva, pois nós, como forças de segurança, fazemos as análises dos problemas apresentados por cada região. Mas em vários momentos, a visão interna dos representantes é o ponto-chave para solucionar questões que necessitam de ações mais pontuais para serem solucionadas”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Para a presidente do Conseg de Samambaia, Lucia Murta, “é necessário amar sua região, seu lar, tem que querer mudar o que não está bom. Só tenho agradecer o apoio da secretaria nessa caminhada. Todo o empenho dessa equipe enorme para essa eleição acontecer de forma tão tranquila e transparente”, concluiu.

Segurança Integral

O DF Mais Seguro – Segurança Integral é um programa da SSP que terá a segunda versão lançada no dia 14 de novembro em Brasília. A inovadora fórmula deste programa transcende o controle do crime para abordar as causas e as consequências da criminalidade, da violência e da segurança, promovendo-a por meio da articulação e atuação conjugada, mediante eixos de segurança que priorizam projetos, ações e serviços para a manutenção da ordem pública.

O programa considera as interações de fatores relativos ao indivíduo, ao ambiente e ao social, e realizando a articulação entre a sociedade civil, e inclusive os Consegs, o setor produtivo, os órgãos governamentais e não governamentais, a imprensa e as instituições acadêmicas, além da sinergia e conjugação de diferentes políticas públicas.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)