11/11/2023 às 12:40, atualizado em 11/11/2023 às 18:24

Casais inscritos no 8º Casamento Comunitário participam de encontro

Neste sábado (11), mais um passo foi dado em relação à cerimônia, com a definição de detalhes; o ensaio geral será no dia 1º de dezembro

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Detalhes e informações, além de muita animação, marcaram encontro de organização para a cerimônia da 8ª edição do Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A reunião foi na manhã deste sábado (11), na sede do órgão, localizada no prédio da antiga Estação Rodoferroviária.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, resumiu o sentimento de alegria e satisfação de promover essa ação: “Gente é real. Acontece! Nosso papel aqui não é só casar vocês com parceria com os cartórios para dar gratuidade no processo ou para garantir a segurança jurídica dessa relação que vocês têm. A gente está aqui para realizar sonhos e realizar do jeito que sonharam, até mais do que imaginaram. Não estamos fazendo apenas a nossa obrigação. Amamos o que fazemos. Planejamos o cuidado com o casal casando, o vestido de noiva, o melhor cenário para foto, enfim, em cada detalhe para eternizar a data. Isso mostra que esse momento é nosso de alguma forma. Dá muito orgulho!”.

Daniel Paiva, com a noiva Dorivânia da Silva, diz: “Vai ser a realização do sonho com a proposta de um casamento com cerimônia, num espaço legal e com convidados”

Dorivânia da Silva e Daniel Paiva têm seis anos de relacionamento e ficaram sabendo das inscrições para o Casamento Comunitário no evento do GDF Mais Perto do Cidadão no Sol Nascente e se encantaram com a ideia. “Nos inscrevemos porque temos o sonho de nos casar e não tínhamos condições de pagar por esse momento”, conta Dorivânia. “Estamos ansiosos e animados, porque vai ser a realização do sonho com a proposta de um casamento com cerimônia, num espaço legal e com convidados”, completa Daniel.

O casal Dáfane Ferreira e Leandro dos Santos foram pré-selecionados e tem o sonho do casamento após seis anos de relacionamento e um filho de 2 anos, Bryan. “Vai ser um momento muito especial, de sonho. Foi uma oportunidade pela facilidade e gratuidade”, comenta Dáfane.

Confira aqui a lista dos casais pré-selecionados. O documento segue o critério de ordem cronológica da inscrição e também outras exigências previstas no Edital nº 9, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Etapas

O Casamento Comunitário do Distrito Federal de 2023 tem cinco etapas: inscrição; análise das documentações; divulgação do resultado; participação no encontro preparatório; e cerimônia de casamento.

Os casais contemplados terão de entregar as documentações no cartório até 17 de novembro. O encontro preparatório e ensaio geral do Casamento Comunitário será no dia 1º de dezembro.

*Com informações da Sejus-DF