25/11/2023 às 17:07

Água Quente tem cerca de 900 aferições de pressão e testes de glicemia

Atendimentos foram oferecidos pela Secretaria de Saúde durante os dois dias do programa GDF Mais Perto do Cidadão na região administrativa

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Nesta sexta (24) e neste sábado (25), a Secretaria de Saúde (SES-DF) esteve presente na 16ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, realizado na região administrativa de Água Quente. No evento, a pasta ofereceu diversos serviços, como vacinação, testes rápidos, entrega de kits bucais, palestras educativas e realização de práticas integrativas em saúde (PIS). Ao todo, cerca de 900 aferições de pressão e testes de glicemia capilar foram realizados.

Após pegar os kits bucais, Rosiane Rodrigues foi imunizada contra covid-19

Nos dois dias de evento, foram realizados 434 testes de glicemia capilar e 465 aferições de pressão. Também foram feitas 55 sessões de terapias alternativas – que incluíam acupuntura, reiki, auriculoterapia e ventosaterapia. A SES registrou 76 testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que verificavam sífilis, hepatite B e HIV.

Cerca de 70 doses de vacinas foram aplicadas, incluindo hepatite B, antitetânica, HPV, dTPA, gripe e bivalente da covid-19. A técnica de enfermagem Amabile Paulina explicou que a ação é uma forma de imunizar e atualizar os cartões de pessoas que não conseguem ir à UBS. “Muitas pessoas trabalham e não têm tempo de se vacinar durante a semana. Em eventos que têm um aglomerado grande de pessoas podemos alcançar um número maior de cidadãos que necessitam se imunizar e atualizar as cadernetas”, detalha.

Após pegar os kits bucais e verificar o cartão de vacinação, a moradora da região Rosiane Rodrigues foi imunizada contra a covid-19. “Achei o evento muito bom para o desenvolvimento da nossa população. Aproveitei para pegar os kits de higiene bucal e me vacinar contra covid”, relata.

Vigilância Sanitária

Além da oferta de serviços de saúde, a SES-DF, por meio da Vigilância Sanitária, levou imunização contra raiva aos animais domésticos. Salazar Reginaldo, 27, levou o filhote Colty para vacinar e acredita que ações do tipo valorizam a região, além de trazer benefícios para a saúde da população e dos bichos.

“É a primeira vez que venho e, para mim, mostra mais um cuidado com o lugar que a gente mora. Só vim para vacinar o cachorro, mas já vou deixá-lo em casa e voltar para ver as outras ações”, comentou o morador de Água Quente.

Os participantes do evento também receberam orientações para prevenção da dengue e leptospirose, por meio de uma ação educativa que trazia dicas e informações sobre as doenças.

*Com informações da SES-DF