07/12/2023 às 16:18

Professora de Ceilândia lança livro escrito com a ajuda de estudantes

Alunos mergulharam na história brasileira do século XIX no livro ‘Tempos de Luta’

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 18 de Ceilândia participou, na tarde desta quarta-feira (6), do lançamento do livro Tempos de Luta, escrito pela professora de história Fabiana Macena com a ajuda de estudantes do centro de ensino. A obra, originada do projeto Africanidades, destaca a noção de cidadania ao longo do século XIX no Brasil, focando especialmente no período regencial.

A narrativa do livro destaca o protagonismo de mulheres indígenas escravizadas e outros grupos excluídos da história tradicional. Os alunos, orientados pela professora, pesquisaram as revoltas regenciais, trazendo à tona as experiências da população marginalizada no século XIX.

Fabiana Macena: “Este livro é resultado do empenho dos estudantes, que mergulharam nas revoltas regenciais e deram voz aos personagens muitas vezes esquecidos pela história oficial”

Em 2022, a professora Fabiana liderou um projeto inovador com os alunos do 8º ano, explorando as lutas dos brasileiros pela cidadania. Os estudantes se dedicaram à criação de histórias em quadrinhos que abordavam as revoltas regenciais, destacando a importância desses movimentos na busca por direitos e condições de vida melhores.

A docente compartilhou a motivação por trás da obra, destacando a importância de ir além da visão convencional do período regencial. “Queremos mostrar que o período regencial é um momento rico em debate, pensamento de diferentes projetos para o Brasil, envolvendo grupos sociais menos visíveis nos materiais didáticos”, explica.

O evento não só celebrou a publicação do livro, mas também reconheceu o esforço conjunto da comunidade escolar em promover uma educação engajada, e contou com a entrega da versão impressa do livro aos estudantes, autografada.

*Com informações da Secretaria de Educação