Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/12/2023 às 15:07
Em parceria com instituições privadas de ensino superior, a iniciativa ofertará 43 bolsas integrais a estudantes do ensino médio da rede pública do DF como exemplo de política afirmativa e responsabilidade social
A Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) realizará a formatura dos 100 estudantes da 19ª turma do projeto Conhecer Direito. O evento ocorrerá nesta terça-feira (12), às 19h, no auditório do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Em parceria com instituições privadas de ensino superior, a iniciativa ofertará 43 bolsas de estudos integrais a alunos do ensino médio da rede pública do DF como exemplo de política afirmativa e responsabilidade social. Esse é o recorde histórico de bolsas concedidas desde o início do projeto.
Conhecer Direito
Com 13 anos de história, o Conhecer Direito propõe a formação de jovens participativos e conscientes, por meio do conhecimento em direitos, deveres, princípios e valores sociais, e da construção coletiva de ideias, dando condições para que sejam autores da própria história, apesar do contexto de desigualdades. Em parceria com instituições privadas de ensino superior e cursos preparatórios, a iniciativa oferta bolsas de estudos integrais a alunos do ensino médio da rede pública de ensino do DF participantes do projeto.
A oferta de conhecimento para que o cidadão possa efetivar seus direitos e adquirir consciência sobre seus deveres, de forma adequada e por meio da educação, é fundamental para a população brasileira, principalmente a de baixa renda. De acordo com a Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro, elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e publicada em abril deste ano, o percentual de desinformação entre os brasileiros entrevistados sobre o funcionamento da justiça é alto: 42% reconhecem que são mal-informados, número que aumenta para 49% entre os jovens, passando para 50% entre os que têm instrução de ensino fundamental e 49% para aqueles na faixa de renda entre dois salários mínimos. Segundo a pesquisa, 95% da sociedade se considera mal-informada a respeito do tema, e 50% se classifica como relativamente informada.
*Com informações da DPDF