14/12/2023 às 16:46

Novacap planeja atuação das equipes de rua em onda de calor

Objetivo é preservar a integridade física dos trabalhadores, sem comprometer o andamento dos serviços. Uma das medidas é adaptar a carga horária dos colaboradores que atuam em campo

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Com termômetros superando os 30º C, o Distrito Federal enfrenta um dos anos mais quentes de sua história, com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando um aumento de até 5º C nos próximos dias. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) cria estratégias proativas para proteger seus trabalhadores de campo em casos extremos. Com temperaturas elevadas e um tempo seco predominante, uma das possibilidades é que a carga horária de trabalho seja reduzida se as temperaturas subirem excessivamente ou se o clima ficar seco demais.

“Uma possibilidade prévia são os horários corridos, para que o trabalhador intensifique a atuação em momentos de exposição solar mais amenas”Valquíria Marra, coordenadora da Divisão de Manutenção de Vias (Dimav) da Novacapesquerda

Coordenadora da Divisão de Manutenção de Vias (Dimav) da Novacap, Valquíria Marra destaca a importância dessa possibilidade. “Devido às altas temperaturas recentes, temos sido cautelosos com a quantidade de CBUQ (produto empregado em massa asfáltica), um material já quente por natureza”, explicou a especialista. “Já tivemos relatos de câimbras e riscos de desidratações”, complementa. “Essa é a última medida. Uma possibilidade prévia são os horários corridos, para que o trabalhador intensifique a atuação em momentos de exposição solar mais amenas”, finaliza.

A Novacap compensa essas reduções horária extraordinárias justamente com essa atuação intensificada, quando as operações ocorrem com maior quantidade de material, mantendo assim a eficiência operacional.

Helio Lopes, servidor da mesma divisão, reforça esse compromisso com o trabalho. “Apesar disso, a produtividade se mantém constante”, afirma. Ele também ressalta os recursos fornecidos pela Novacap, como protetor solar e máscaras, essenciais para lidar com as condições adversas.

Em decorrência do alerta laranja, a Diretoria Administrativa da Novacap, pode emitir nos próximos dias um comunicado para os trabalhadores de campo informando sobre a possível redução da carga horária.

Com o alerta laranja em decorrência da onda de calor emitido pelas autoridades, a preocupação com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores torna-se primordial. “Este ano, mais quente que os anteriores, não é apenas um capítulo na história climática da capital, mas também uma narrativa de adaptação e resistência. É a história de trabalhadores que, mesmo sob o sol severo, mantêm a cidade em movimento, equilibrando produtividade com autocuidado. Mesmo nas condições mais adversas, a saúde e o bem-estar são os compassos que guiam a verdadeira eficiência”, destaca o presidente da Companhia, Fernando Leite.

*Com informações da Novacap