23/12/2023 às 14:46

Cadeiras de rodas motorizadas são entregues a pacientes cadastrados

Ao todo, foram distribuídos 113 equipamentos desse tipo em 2023. O aparelho, gratuito, é destinado a pacientes com graves restrições de movimento, que não possuam opções de recurso de mobilidade independente

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Oficina Ortopédica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) entregou, na sexta-feira (22), nove cadeiras de rodas motorizadas a usuários cadastrados. Somadas a essas, outras 104 já haviam sido distribuídas neste ano. O equipamento, gratuito, é destinado a pacientes com graves restrições de movimento, que não possuam opções de recurso de mobilidade independente.

Para o morador do Riacho Fundo II Clênio Ventura, o dispositivo significa um avanço em sua qualidade de vida. “Antes de ter a cadeira motorizada, tudo era muito limitado. Eu ia ao shopping olhar uma roupa, um calçado e precisava pedir para alguém ficar virando a cadeira de um lado ao outro, para que eu pudesse ver o que queria”, lembra.

As cadeiras motorizadas são feitas sob medida, sendo personalizadas de acordo com as necessidades de cada paciente

A chefe do Nupop, a fisioterapeuta Mariane Ramos, explica que, durante 2023, foram cadastrados mais de 4 mil pacientes, assistidos e contemplados com diversos equipamentos, dentre coletes torácicos, andadores, bengalas, muletas, aparelhos de CPAP e BIPAP, além de órteses e próteses de membro inferior e superior, tanto para crianças quanto para adultos. “Por meio de visitas técnicas, participação em jornadas e capacitações de servidores da rede, a Oficina Ortopédica contribui com a qualificação dos profissionais e a ampliação da oferta de produtos adequada aos pacientes acompanhados pelo SUS”, diz.

Em agosto de 2023, a SES-DF realizou um procedimento de registro de preços para a aquisição dos materiais ortopédicos com o objetivo de contemplar todos os pacientes atualmente cadastrados na fila de espera da rede.

Como ter acesso

Para adquirir órteses e próteses ambulatoriais, o usuário precisa agendar avaliação e comparecer Naopme, situado na Estação do Metrô da 114 Sul, Praça do Cidadão, e apresentar os seguintes documentos originais:

– Identidade com foto ou certidão de nascimento para menor de 12 anos;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– Cartão Nacional do SUS;
– Número do cadastro SES (o usuário pode realizar seu cadastro na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência);
– Comprovante de Residência atualizado;
– Solicitação de profissional da área de saúde do SUS.
– Após o cadastro no Banco de Dados do Programa de Órteses e Próteses, os pacientes passarão por uma avaliação realizada por especialista em saúde do Naopme. O tempo de espera para a realização do cadastro é de aproximadamente 15 minutos. Já as avaliações são realizadas por ordem de chegada ou podem ser agendadas presencialmente e ainda pelo telefone 3449-4266, pelo Agenda DF ou por mensagem de WhatsApp no número (61) 99166-6218

Todos os produtos fornecidos pela SES-DF são gratuitos.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)