02/01/2024 às 19:28

Educadores sociais voluntários devem se inscrever até o dia 15

IPEDF realiza pesquisa para entender como se dá a atuação desses profissionais e quais os incentivos, necessidades e barreiras para sua atuação na educação inclusiva

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) fará um levantamento para conhecer o perfil dos educadores sociais voluntários (ESV) que estão em atuação no Distrito Federal, além de entender como se dá a atuação desses educadores e quais os incentivos, necessidades e barreiras para sua atuação na educação inclusiva.

A pesquisa tem como objetivo levantar evidências para entender a política de educação inclusiva distrital e auxiliar na elaboração de políticas públicas mais efetivas. A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) é entendida pelo Estado brasileiro como um direito social fundamental e tem que ser assegurada pelas unidades escolares.

Para sua realização, o IPEDF convida as pessoas que atuaram como educadores sociais voluntários no Distrito Federal a se cadastrarem para participar e responder ao questionário. Em uma segunda etapa, o instituto entrevistará as pessoas que se inscreveram. As entrevistas serão realizadas presencialmente, online ou por telefone.

Como se cadastrar

Para participar, a pessoa deve preencher o formulário disponível na página Cadastro educadores sociais voluntários para participação em pesquisa. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 deste mês.

*Com informações do IPEDF