07/01/2024 às 12:19, atualizado em 07/01/2024 às 14:29

Primeira Troca da Bandeira abre cerimônias cívicas de 2024 

Organizada pelo Governo do Distrito Federal e desta vez conduzida pelos bombeiros, a solenidade se realiza sempre no primeiro domingo de cada mês

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Uma manhã ensolarada marcou a primeira Troca da Bandeira do ano, realizada neste domingo (7), às 9h30, na Praça dos Três Poderes. A solenidade é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês.

Eustáquio Neiva (D) com a esposa e os seis filhos: “É um ato democrático, fortalece o nosso espírito de cidadão, e como família também”

O servidor público Eustáquio Neiva, 48, levou os seis filhos e a esposa ao evento. Morando há 30 anos em Brasília, ele conta ter sido essa a primeira vez que assistiu à Troca da Bandeira. “É um ato democrático, fortalece o nosso espírito de cidadão, e como família também; então acho que será bom para todo mundo fortalecer esse espírito cívico que é tão importante para o nosso país”, comentou.

Houve também quem compareceu à celebração para prestigiar os familiares que participavam. É o caso da professora Bárbara Batista, 25, que foi à cerimônia pela primeira vez para acompanhar o marido, integrante do CBMDF. “Estou ansiosa, cheguei bem cedo para pegar um lugar”, contou. “Estou muito feliz por todos os bombeiros novos que estão aqui e acredito que esse evento é muito importante para os civis terem contato com os militares. A gente vê essa rotina e todo o treinamento necessário para podermos participar neste momento”.

A Bandeira Nacional hasteada no coração de Brasília tem 286 m² e fica a 100 metros do chão, fixada em local de destaque. É considerada o símbolo mais importante da nação, e ostenta, na base do mastro, a inscrição: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

07/01/2023 - Primeira Troca de Bandeira abre cerimônias cívicas de 2024