Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/02/2024 às 16:35
Com investimento de mais de R$ 56 milhões do GDF, obra integra a expansão do Corredor Eixo Oeste; equipes trabalham na execução dos últimos trechos com pavimento flexível, junto à instalação de meios-fios e grama
O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo mais de R$ 56,7 milhões nas obras da Estrada Setor Policial Militar (ESPM). Atualmente, as equipes trabalham na finalização da pista exclusiva para o BRT – construída em pavimento rígido – e nos acabamentos do trecho destinado aos demais veículos, feito em pavimento flexível. Executado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), o trabalho já resultou na geração de mais de 500 empregos.
As intervenções fazem parte da consolidação do chamado Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 km de extensão e ligará as principais vias do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto. Estima-se que o corredor beneficiará 1,8 milhão de pessoas, abrangendo 1,3 milhão de veículos, 259 mil usuários do transporte público e 13 regiões administrativas. “Em todo esse percurso, as pessoas vão economizar em torno de 30 minutos, graças ao corredor que está em construção”, ressalta Azevedo.
Morador de Samambaia, o motorista João Alves, 63, acredita que as obras surtirão efeitos positivos na rotina de quem frequenta o Setor Policial Militar. “A gente enfrentava muita terra, na seca e na chuva”, lembra. “Agora já está bem melhor, bem mais seguro e confortável. Vai ser mais rápido para chegar aqui no Plano Piloto, uma economia de tempo, com certeza”.
Outros serviços
A obra também inclui a construção de calçadas e ciclovias e a execução de um sistema de drenagem, com bocas de lobo, galerias e uma bacia de detenção. A ESPM terá mais de 2.400 metros de ciclovia, que vão desde a sede da ANA até a Enap. Desse total, 2.200 metros já foram construídos. Também serão executados 3.760 m de calçadas em três larguras diferentes, trabalho que já tem mil metros prontos.
Por sua vez, o sistema de drenagem começa cerca de 200 metros antes da ANA e segue até a área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Santuário de Vida Silvestre Riacho Fundo Área III, às margens da DF-051, na Estrada Parque das Nações. Lá está sendo implantada a bacia de detenção.
Serão construídas bocas de lobo para captar o volume pluvial da região e, por meio de galerias, fazer o escoamento para a lagoa, que terá capacidade para 357,5 mil m³, dos quais 205 mil m³ serão usados efetivamente. Também está em andamento a instalação das galerias e dos dispositivos de entrada e saída da bacia, junto à escavação da área.