18/09/2017 às 23:05, atualizado em 19/09/2017 às 11:22

Obras nordestinas são destaque do 4º dia de Festival de Brasília

Mostra competitiva teve representantes de Alagoas e da Bahia. Programação desta segunda-feira (18) também foi marcada pela exibição de curtas locais na Mostra Brasília

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

O curta de Danilo Borges e Diego Borges, Céu dos Teus Olhos.

O curta de Danilo Borges e Diego Borges, Céu dos Teus Olhos. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O cineasta Rodrigo Arajeju apostou na temática indigenista com Tehoka – Som da Terra, dirigida por ele em parceria com Valdelice Veron.

“Terra, vida, justiça e demarcação para o povo Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul”, bradou ao público do Cine Brasília antes da apresentação da obra. “Estamos aqui hoje para que a voz desses guerreiros seja ouvida.”

Festival tem programação descentralizada

Ainda nesta segunda, às 20 horas, os filmes da mostra competitiva foram exibidos gratuitamente no Teatro da Praça (Setor Central de Taguatinga); no Espaço Semente (Setor Central do Gama); no Teatro de Sobradinho; e no Riacho Fundo I (em frente à administração regional).

Mamata, curta baiano, abre o quinto dia da mostra competitiva do festivalesquerda

A reprise gratuita dessas produções será nesta terça-feira (19), às 15 horas, no Auditório 1 do Museu Nacional.

Moradores das regiões em que será exibida a mostra competitiva também poderão aproveitar o Festivalzinho, voltado ao público infantil, que teve início hoje e vai até sexta-feira (22).

As exibições serão às 9 horas, no Museu Nacional (19 de setembro) e no Cine Brasília (de 20 a 22 de setembro), e às 14h30, de 18 a 22 de setembro, no Gama, no Riacho Fundo I, em Sobradinho e em Taguatinga.

Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.

Nesta terça-feira (19), às 21 horas, a Bahia estará novamente representada na competitiva com a exibição de Mamata, curta-metragem de Marcus Curvelo.

Na sequência, será exibido o longa Construindo Pontes, de Heloisa Passos, do Paraná. Os ingressos para as transmissões no Cine Brasília custam R$ 12 (inteira).

A programação completa do 50º Festival de Brasília inclui ainda mostras paralelas, sessões especiais e o 3º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília.

Edição: Vannildo Mendes