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20/09/2017 às 11:20, atualizado em 20/09/2017 às 19:45
Nos dois dias da 5ª edição do projeto da Secretaria de Educação, eles aprenderam mais sobre a vegetação local e expuseram trabalhos feitos ao longo do ano sobre o tema A Criança na Natureza
Cerca de 2,3 mil alunos da educação infantil passaram pelo Jardim Botânico de Brasília na segunda (18) e na terça (19) para conhecer melhor a reserva. Nos dois dias, estudantes das 14 coordenações regionais de ensino do Distrito Federal aprenderam mais sobre a vegetação local, com aulas de guias especializados do parque.
Com brincadeiras e piquenique, a visita fez parte da 5ª Plenarinha da Educação Infantil, projeto da Secretaria de Educação que trabalha um dos eixos do programa Criança Candanga: “fortalecimento das instâncias de participação e controle social e das ações voluntárias, solidárias e inclusivas para a efetividade dos direitos da criança e do adolescente”.
Com apenas 6 anos, Karlos Eduardo Teixeira mostrou que já sabe como tratar as plantas. “A flor de que eu mais gosto é a rosa, mas não pode ficar mexendo nela”, ensina o aluno do 1º ano da Escola Classe 16, de Taguatinga.
A professora Lucineide Oliveira conta que o tema da plenarinha deste ano, A Criança na Natureza: Por um Crescimento Sustentável, foi abordado de diversas maneiras durante o ano. “Tivemos atividades como plantio de flores, visita ao Parque de Taguatinga e produção de brinquedos recicláveis”, relata a docente. Para ela, o projeto é uma forma eficiente de despertar o interesse e a consciência ambiental.
No Jardim Botânico, os trabalhos foram expostos para que todos pudessem ver as próprias produções e as dos colegas de outras unidades de ensino.
Ao longo do ano, os professores também coletaram sugestões das crianças para melhorias nas escolas relacionadas ao tema escolhido. As propostas serão encaminhadas aos deputados da Câmara Legislativa do DF.