Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/11/2017 às 10:32, atualizado em 27/11/2017 às 09:38
Para marcar data, fundação promove atividades neste sábado (25). Governador esteve no local para doar sangue. Atendimento segue até as 18 horas
Neste sábado (25), em que é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília reforça a importância da doação e promove atrações extras para incentivar o ato.
Quem chega ao local hoje encontra diversas apresentações musicais, além de ganhar uma camiseta após doar.
O órgão obteve cerca de 45 mil coletas de janeiro a outubro deste ano. Em 2016, foram 56.760 doações, que possibilitaram mais de 70 mil transfusões — de acordo com a fundação, o material coletado de um doador pode ajudar até quatro pacientes.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no local no início da manhã para doar sangue. Ele estava acompanhado do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e da presidente do Hemocentro, Miriam Daisy Calmon Scaggion.
“Doar não dói. Doar é um gesto de solidariedade, de amor ao próximo, que faz a nossa cidade melhor”, disse Rollemberg, ao convidar a população para ajudar.
Quem também aproveitou o fim de semana para ajudar foi o ladrilheiro João Mendes da Silva, de 64 anos. Morador de Samambaia, ele contou que doa de forma voluntária desde 1976.
“Sempre gostei de doar. Se tem alguém precisando, eu venho; se não tem, venho também, porque alguém vai precisar do mesmo jeito”, disse, enquanto aguardava o início do procedimento.
O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3esquerda
Segundo o diretor-executivo do Hemocentro-DF, Jorge Vaz, a instituição consegue, por dia, uma média de 150 coletas. “O que dá em torno, dependendo do mês e do movimento, entre 4 e 5 mil doações por mês, que é o suficiente para atendermos às necessidades da rede pública de saúde.”
Ele ressaltou, no entanto, que o estoque é dinâmico e a necessidade de novas doações é constante. Além de toda a rede pública do DF, a unidade atende hospitais conveniados.
O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.
Quem fez tatuagem há menos de 12 meses não pode doar, nem pessoas que já tiveram hepatite do tipo B ou C ou têm problemas cardíacos.
Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação.
É preciso apresentar documento de identidade com foto. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar atendimento por telefone, no (61) 3327-4413. O agendamento individual não é obrigatório, mas pode ser feito pelo número 160, opção 2.
Edição: Marina Mercante