22/03/2018 às 08:59, atualizado em 22/03/2018 às 13:40

Voluntários atendem turistas durante o 8º Fórum Mundial da Água

Anna Clara Scherma, de 18 anos, trabalha no aeroporto. Para ela, o maior ganho é em relação à prática da língua estrangeira

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Entre familiares e equipes de transporte que esperam passageiros na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília está Anna Clara Scherma, de 18 anos. Com informações sobre a capital do País em mãos e atenta ao painel de informações de voos, ela aguarda a chegada de turistas, especialmente aqueles que vêm para participar do 8º Fórum Mundial da Água.

Anna Clara faz parte do grupo de voluntários do projeto Embaixadores do Turismo que atuam desde o fim da última semana em centros de atendimento ao turista, com o receptivo de participantes.

Este é o primeiro trabalho voluntário dela. A garota soube da oportunidade pela mãe, que assistiu a uma reportagem na tevê sobre o Fórum e comentou com a filha que havia vagas.

“Estou gostando muito. Passa gente aqui do mundo inteiro”, comentou Anna Clara. O maior ganho, de acordo com ela, é em relação à prática da língua estrangeira. “Mesmo não tendo contato direto todos os dias, a cada vez que passa alguém eu aprendo mais” garante a jovem, que tem inglês intermediário e espanhol básico.

“É um intercâmbio enorme conviver com outras culturas tão de perto. É isso que me motiva”Vinícius Adriano de Oliveira, de 22 anos, voluntário no 8º Fórum Mundial da Águaesquerda

Veterano, outro integrante do grupo é Vinícius Adriano de Oliveira, de 22 anos. Com experiência em voluntariado na Copa do Mundo e guia turístico estagiário no Congresso Nacional, nessa quarta-feira (21) ele atuava em um dos espaços de atendimento ao turista no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde ocorre o Fórum.

Estudante do quinto semestre de turismo, ele avalia positivamente a experiência: “É um intercâmbio enorme conviver com outras culturas tão de perto. É isso que me motiva”. Vinícius Adriano é fluente em espanhol pelo Centro Interescolar de Línguas do Guará e tem conhecimentos de inglês.

Voluntários aplicam pesquisa de perfil e satisfação

Ao todo, são 30 voluntários, que se juntaram aos profissionais que já trabalham com essas atividades.

Os voluntários trabalham quatro horas por dia e recebem vale-transporte, lanche e certificadodireita

Além de auxiliar com informações turísticas e de serviços no DF e Entorno, os voluntários aplicam uma pesquisa de perfil e satisfação.

Os questionários servirão de base para um levantamento que ajudará a definir investimentos e novas políticas públicas para o setor.

A pesquisa conta com perguntas como as relacionadas ao envolvimento do participante com o Fórum, ao meio de transporte utilizado para chegar a Brasília, ao tipo de hospedagem escolhido, ao tempo de estadia e aos gastos na cidade.

Também são feitas avaliações sobre aspectos referentes à experiência na capital, como limpeza e mobilidade.

Os voluntários foram selecionados por meio do Portal do Voluntariado e trabalham quatro horas por dia. Recebem blusa de identificação, vale-transporte, lanche e certificado.

Edição: Marina Mercante