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17/04/2018 às 09:14, atualizado em 17/04/2018 às 11:30
Disponíveis em dez regiões passíveis de regularização, instalações possibilitam políticas públicas mais adequadas para a população. Irene Pinheiro, de 57 anos, foi a primeira a ser beneficiada com os serviços da unidade do Sol Nascente
Instalado no Trecho 1 do Sol Nascente, em Ceilândia, desde 15 de abril de 2015, o Posto de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) é parte importante para a regularização do setor.
O objetivo é a imersão de servidores na comunidade para garantir a prestação de serviços qualificados e a continuidade, sem grande impacto para a população, do projeto de regularização, registrado em 2008.
“Os profissionais estando na ponta passam a ter a sensibilidade para conseguir projetar e dar respostas precisas às necessidades daquelas pessoas”, resume o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos.
A equipe está disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e oferece serviços como:
Além disso, são feitos atendimentos que antes os moradores procuravam na sede da companhia, no Setor Comercial Sul, como recadastramento e auxílio para utilizar o aplicativo da pasta. Há dias em que o público atendido chega a 200 pessoas.
Irene Pinheiro, de 57 anos, foi a primeira a ser beneficiada com os serviços do posto. Ela recebeu o projeto de ampliação de sua residência, que antes tinha apenas um quarto, sala, cozinha e banheiro.
A casa ganhou novos cômodos, planejados especificamente para as necessidades da técnica de enfermagem. Ela conta que toca o projeto por conta própria sempre que possível. “Agora estou colocando o forro e a bancada em granito”, completa.
O acompanhamento atento do governo foi determinante para que os moradores sentissem segurança de apoiar e participar do projeto de regularização do setor. Governo e sociedade constroem juntos soluções urbanísticas que melhor se adequam à realidade local.
“Antes de 2015, faltava confiança por parte dos moradores de que eles realmente seriam realocados. Hoje, qualquer atualização no projeto é dividida e explicada a eles”, exemplifica o coordenador de Assistência Técnica da Codhab, Luiz Eduardo Sarmento.
Ele se refere a pessoas que precisaram ser transferidas ou por estarem em área de risco ou por ocuparem terreno destinado a algum equipamento público, por exemplo. O posto trabalhou na sensibilização de pelo menos 400 famílias que precisaram sair de onde estavam.
Para o diálogo cuidadoso, o coordenador ressalta que é imprescindível entender a realidade de cada um. A dona de casa Iêda Paz, de 51 anos, concorda. “Eles [os servidores] se colocaram no meu lugar. Isso fez toda a diferença.”
Ela foi a primeira a chegar na Quadra 602 do Trecho 2, depois que precisou deixar sua antiga residência, que ficava em cima de uma galeria de águas pluviais. “No princípio, a gente sente raiva, mas depois entende o quanto foi abençoado e protegido. Porque isso que fazem é proteger a gente.”
Além da realocação por ocupar área de risco, Iêda foi incluída no projeto Melhorias Habitacionais, parte do programa Habita Brasília, também disponível por meio dos postos.
Trata-se de assistência técnica pública de profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia para projeto e construção de habitação de interesse social no valor máximo de R$ 13,5 mil.
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No caso dela, houve pintura da casa, conserto de problemas estruturais no telhado e construção de um banheiro novo, com ventilação e iluminação natural. O objetivo é sempre promover dignidade e melhorar aspectos ligados a salubridade, acessibilidade e segurança.
Esse benefício, existente há cerca de um ano, é oferecido a famílias de baixa renda e é assegurado pela Lei Federal n° 11.888, de 2008. Quem quiser participar deve esperar a abertura do edital. O processo e o que pode ser feito dentro da iniciativa estão detalhados no site da Codhab, na aba Assistência Técnica.
Além desse posto, a Codhab mantém nove unidades:
Edição: Paula Oliveira