17/05/2018 às 15:56, atualizado em 21/05/2018 às 11:46

Alunos de Planaltina tomam contato com influência espanhola no mundo

Atividade desta quinta-feira (17) faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, que proporciona intercâmbio cultural a estudantes da rede pública de ensino

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

O compromisso da Espanha com a educação das novas gerações foi experimentado por alunos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima nesta quinta-feira (17). A unidade escolar, de Planaltina, participou de atividades pedagógicas na sede do corpo diplomático do país ibérico, no Setor de Embaixadas Sul.

A iniciativa ocorreu no âmbito do programa Embaixadas de Portas Abertas, que promove intercâmbio de alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal com a cultura de outros países.

Os 30 estudantes foram recebidos pelo conselheiro cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, Toríbio de Prado. O diplomata explicou o funcionamento geral do órgão e guiou os jovens pelas dependências do prédio. Por sua vez, o oficial consular Ramón Parés explicou a rotina do consulado e a atribuição administrativa.

Na residência oficial, os estudantes aprenderam sobre a formação do território e a influência hispânica no mundo. Eles descobriram os quatro idiomas oficiais do país, as principais cidades e a atuação da Espanha na fundação de cidades brasileiras, como João Pessoa, na Paraíba.

[Olho texto='”O programa amplia os nossos horizontes, a nossa posição no mundo. É importante para sabermos também a importância das cooperações”‘ assinatura=”Márcia Rollemberg, colaboradora do governo de Brasíliaesquerda

A diretora do Instituto Cervantes, entidade responsável pela difusão da cultura espanhola no Brasil e em Brasília, Rosa Sanchéz, conversou com as crianças sobre a importância de conhecer o idioma.

“O espanhol (ou castelhano) é uma língua relativamente uniforme. É importante lembrar que vocês têm uma zona de língua espanhola bem próxima ao Brasil”, destacou.

Em seguida, os visitantes participaram de atividades lúdicas e conheceram o perfil dos principais pintores espanhóis: Pablo Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró.

Uma vez apresentados às icônicas obras de cada artista, os estudantes foram convidados a reproduzir, a partir da memória, os quadros destacados pela assessora cultural da representação diplomática, Maria de Gado.

A criatividade dos participantes foi reconhecida pelo embaixador Fernando Villalonga. “Sejam muito bem-vindos à Embaixada da Espanha. Parabéns pelas pinturas. Vocês são artistas!”, disse.

A construção da identidade é um dos objetivos do programa, como destacou a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg. “O programa amplia os nossos horizontes, a nossa posição no mundo. É importante para sabermos também a importância das cooperações”, disse.

Para o encerramento da visita, as crianças degustaram uma paella valenciana, à base de legumes e frango.

O que é programa Embaixadas de Portas Abertas

O Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

As representações diplomáticas interessadas em participar podem enviar e-mail para assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Edição: Vannildo Mendes