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31/12/2018 às 12:42, atualizado em 15/01/2019 às 10:08
Benefício permitiu, por exemplo, que passageiros do transporte público reduzissem tempo de deslocamento de casa para o trabalho, como a auxiliar de recursos humanos Cristina Amorim
A auxiliar de recursos humanos Cristina Amorim conseguiu reduzir o tempo de deslocamento de casa, na M Norte, para o trabalho, na Asa Sul, com o Bilhete Único, lançado pelo governo de Brasília em setembro de 2017.
O Bilhete Único faz parte do Circula Brasília, lançado em maio de 2016.
O primeiro programa de mobilidade do Distrito Federal, que prioriza o transporte coletivo e não motorizado, engloba mais de 80 ações de curto, médio e longo prazos.
Circulam no DF 2.816 ônibus — 213 articulados, 52 do tipo padron (aqueles que, além das portas dianteira e traseira, têm uma central), 2.166 alongados e 385 miniônibus/micro-ônibus.
O sistema de transporte coletivo público de Brasília está estruturado com 833 linhas, divididas em linhas:
São 41,7 mil viagens programadas: 21.286 em dias úteis, 12.486 aos sábados e 7.928 aos domingos.
Existem 500 bicicletas distribuídas em 51 estações no Plano Piloto. Nos últimos quatro anos, foram feitas mais de 1 milhão de viagens. São 78 mil cadastrados para utilizar o sistema.
Para favorecer a ciclomobilidade, estão em construção cerca de 60 km de ciclovias:
Segundo o secretário de Mobilidade, existem ainda mais de 105 km de projeto pronto.
Outra medida urgente foi a regulamentação do transporte individual privado de passageiros por meio de aplicativos. A lei, sancionada em agosto de 2016 e regulamentada em junho 2017, fez com que Brasília fosse a primeira cidade a criar a legislação e a segunda a regulamentar essa modalidade.
Por fim, desde agosto de 2018 está disponível o serviço de táxi adaptado. Foram 200 novas autorizações que beneficiaram mais de 150 mil pessoas com deficiência. Os veículos têm rampa de acesso dobrável ou elevador e atendem 24 horas, inclusive fins de semana e feriados.
Edição: Marcela Rocha