01/06/2019 às 09:24, atualizado em 03/06/2019 às 16:12

Saúde vacina 607 mil brasilienses na campanha contra influenza

Dados parciais correspondem a 77% do público-alvo imunizado. A partir de segunda-feira (3/6) doses serão destinadas a toda a população

Por *Agência Brasília

Secretaria de Saúde

Secretário de Saúde, Osnei Okumoto participou da abertura do Dia D de Vacinação contra o Influenza.

Meta

A meta para o DF era imunizar 778.627 pessoas durante a campanha, o que equivale a 90% da população que se enquadra nas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Em todo o Brasil, era esperado vacinar 59,4 milhões de pessoas até o dia 31 de maio. No entanto, até esta segunda-feira (27), 42,5 milhões haviam sido imunizadas, conforme os dados do governo federal. O número equivale a 71,6% do público-alvo.

Vacinas

A vacina preparada para 2019 teve alteração em duas das três cepas que a compõem, e protege contra três subtipos do vírus da gripe, o H1N1, o H3N2 e influenza B, que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, segundo indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a área técnica da Secretaria de Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações capazes de produzir casos graves da doença.

As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), durante a campanha, são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados. Portanto, são totalmente seguras e não causam a doença.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde