Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/07/2019 às 10:00, atualizado em 10/07/2019 às 14:56
Mais da metade do território do DF é composta por áreas rurais, setor que, segundo estudos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), emprega aproximadamente 30 mil pessoas
As granjas de suínos também já são referência internacional na criação, em que pese a utilização da técnica de bem-estar animal. Muitas delas possuem sistemas de reaproveitamento dos dejetos, como biodigestores para a produção de gás, que é transformado em energia elétrica. Por sua vez, o café produzido na fazenda Novo Horizonte, na zona rural de Sobradinho, classificou-se entre as finalistas do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Expresso.
Segundo dados da Seagri-DF, a produção de hortaliças fica 100% no DF e ainda é preciso importar uma parte. Também no caso dos grãos – como a soja –, o DF é grande produtor. Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção da oleaginosa no Distrito Federal deve atingir um volume de 254 mil toneladas neste ano. Em relação à safra 2018/2019, a área plantada de soja na região foi acrescida em 2,4%, se comparada à safra passada.
Toda essa fartura de alimentos está distribuída em cerca de 19 mil propriedades rurais, das quais cerca de 80% são de agricultura familiar.
Incentivo
Para incentivar o trabalho rural no DF e dar condições aos agricultores de empreender e se desenvolver, a Emater-DF lançou o programa Juventude e Sucessão Rural – Filhos Deste Solo, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB). A das das inscrições e critérios de participação ainda serão definidos.
Qualificação
Com a intenção de estimular as pessoas a permanecerem empregadas na área rural, a Emater-DF está trabalhando em um projeto que vai oferecer cursos de qualificação para o setor agrícola. Serão três de agropecuária – piscicultura, avicultura e bovinocultura – e três de agricultura – fruticultura, floricultura e oleicultura.
Os cursos serão realizados no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, na Granja do Ipê e na Agrobrasília. Os critérios, inscrições e números de vagas ainda estão sendo definidos, mas a intenção é que as turmas comecem ainda no segundo semestre deste ano.