22/07/2019 às 19:52, atualizado em 22/07/2019 às 20:41

Faixa adicional vai melhorar trânsito em Águas Claras

Demanda antiga da população, obra de mobilidade vai da Avenida das Castanheiras até a EPTG

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Em parceria com a Novacap, administração de Águas Claras também já deu início às obras de construção, reforma e readequação de calçadas | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Para o universitário Igor Marikon, 19 anos, a mudança irá deixar o trânsito melhor. “Tem dias que é difícil transitar aqui. O trânsito fica muito parado e há muitos acidentes também. O acesso para a universidade fica bem complicado. Essa nova via será mais uma opção para os motoristas e irá melhorar bastante o trânsito”, comentou.

A obra é uma parceria que reúne Administração Regional de Águas Claras, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), CEB, Detran, Novacap e Unieuro.

Segundo a administração, a nova gestão fez grande esforço para retomar esse projeto, que estava parado desde 2014, há mais de quatro anos.

Para o administrador de Águas Claras, Ney Robsthon, a obra vai desafogar o trânsito. “A ação faz parte do nosso foco, que é desafogar o trânsito de Águas Claras e melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população”, sintetizou.

Outras obras

Acessibilidade e mobilidade urbanas têm sido as principais bandeiras do GDF na região de Águas Claras. A localidade não recebia obras há mais de três anos. Em seis meses de gestão, os moradores já podem perceber as melhorias decorrentes das ações governamentais por todos os cantos.

A administração regional, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), também já deu início às obras de construção, reforma e readequação das calçadas da região. Os recursos que asseguram os reparos nas calçadas, no valor de R$ 800 mil, são provenientes de emenda parlamentar.

A ação começou pela Estação Águas Claras. As próximas etapas vão contemplar o entorno das estações Arniqueiras e Concessionárias. Além da construção de novas calçadas, algumas já existentes ganharão rampas de acessibilidade. A intenção é que todos os lotes tenham calçamento.

Já as calçadas em torno dos lotes e edificações particulares são responsabilidade dos ocupantes. Por isso, a pedido da administração, cerca de 600 proprietários foram notificados para construírem as passagens com acessibilidade.

Outra obra que contempla a mobilidade na região foi a construção de um balão no entroncamento da avenida Parque Águas Claras com a Flamboyant.