09/08/2019 às 09:00, atualizado em 08/08/2019 às 18:42

Reforma tornará Museu de Arte de Brasília sustentável e moderno

Até o momento já foram concluídos 16% dos trabalhos

Por Agência Brasília *

Projeto pioneiro trará segurança e oferecerá o que há de mais moderno em termos de edificações do gênero | Foto: Divulgação / Novacap

O projeto prevê áreas para que as obras sejam tratadas e expostas da melhor maneira dentro da estrutura do prédio. No subsolo haverá um laboratório para restauração, sala de triagem para recebimento e avaliação das obras, além de definição da área em que serão expostas. E também há a previsão de um local de quarentena para que as obras fiquem quando chegarem ao museu, caso seja necessário – a precaução vale para uma obra com fungos, por exemplo.

No térreo haverá, além das salas de exposição, biblioteca, espaço multiuso, um café e ambientes para exposições externas. Todas as galerias atendem aos critérios de iluminação adequada e controle de clima, com ajuste de precisão da umidade e temperatura em tempo integral.

Identidade e preservação

Erguido em 1960 e projetado por arquitetos da Novacap, a edificação de traços elegantes e simples segue os preceitos da arquitetura modernista do período pioneiro da capital. Sendo assim, houve a preocupação de promover a melhoria da estrutura do local tentando, sempre que possível, manter sua identidade original.

 

* Com informações da Novacap.