05/09/2019 às 12:30, atualizado em 06/09/2019 às 10:19

Polícia civil empossa 83 peritos e anuncia concurso para agente

Governador Ibaneis Rocha homenageou os novos profissionais pela conquista. Novo certame terá 600 vagas para preenchimento imediato e 1.200 de cadastro reserva

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Instituto de Criminalística da PCDF está quase concluído

Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Obras na Cecor, dentro do Departamento de Polícia Especializada (DPE)

Viaturas
Em 2019, os profissionais receberam novas viaturas para o trabalho. A lista de veículos conta com 100 Renault Sandero, 150 Nissan Versa, 78 Citroën C4, quatro guinchos e nove Toyota Etios. Além dos 122 veículos Citroën C4 entregues nesta quinta-feira (5), totalizando 463 novos veículos no ano.

Renato Araújo/Agência Brasília

Reabertura das delegacias 24h por dia foi uma das medidas do GDF para a área 

Ações
A abertura das Delegacias 24 horas foi um dos principais marcos da gestão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) durante os primeiros seis meses de governo. O número de homicídios diminuiu 12,3%, entre janeiro e junho, em comparação ao ano passado. O homicídio tentado teve queda de 5,2%. A reabertura das delegacias foi possível graças à aprovação da Lei nº 6.261, que instituiu o serviço voluntário na PCDF. O plantão começa às 8h todos os dias da semana. E as equipes de plantão serão complementadas por policiais civis que prestarão serviço voluntário.

Outra novidade é que a população do Distrito Federal foi a primeira do país a ter acesso à identidade digital. Lançada em agosto por meio de aplicativo desenvolvido por servidores da PCDF, a e-Identidade tem o mesmo valor que o documento físico e pode ser usada em todo o território nacional.

Em outra linha de ação, a Polícia Civil arrecadou R$ 1,2 milhão em leilão de veículos, sucatas e peças automotivas. O recurso será destinado ao Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil do Distrito Federal — FUNPCDF.

Operações
A PCDF deflagrou mais de 70 operações policiais em 2019, que resultaram no cumprimento de diversos mandados de prisão e de busca e apreensão. Foram realizadas, aproximadamente, três operações policiais a cada semana.

Armamento
A Procuradoria do Distrito Federal analisa edital de licitação para a aquisição de 5 mil pistolas 9mm.

Veja como foi a cerimônia: