10/09/2019 às 19:07, atualizado em 10/09/2019 às 21:12

Sai o lixão clandestino e entra a área de esportes

GDF Presente já desativou nove lixões em Taguatinga desde o início do ano

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Em dois momentos, a importância da conscientização popular sobre o lixo | Fotomontagem: RA de Taguatinga; Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“Isso aqui é fundamental para nós. É uma solicitação nossa desde 2015. Estamos pedindo para que acabe todos os lixões e o governo vem fazendo isso”, afirma Gilberto Luis Barros, advogado e líder comunitário de Taguatinga.

Já a QNM 36/38 começou a ser revitalizada há 45 dias. Mas, ao retornar ao local, a equipe do GDF foi surpreendida com a placa de “proibido jogar lixo” vandalizada, com a expressão apagada com tinta branca.

Na QNL 18/20, um dos lixões desativados deu lugar a área de lazer | Foto: R.A. de Taguatinga / Divulgação

Para pequenas obras, que dispensam a contratação de uma caçamba, o cidadão poderá descartar em pontos do Papa Entulho gratuitamente. Na QNG 47, próximo à M Norte e à BR 070, há um desses equipamentos. Ele recebe até um metro cúbico de entulho por pessoa, diariamente – os descartes incluem restos de árvores podadas, galhadas, móveis velhos, material reciclável e até óleo de cozinha usado.

Além do Papa Entulho de Taguatinga, a população do DF conta com outros nove equipamentos instalados em Planaltina, Guará, Asa Sul, Gama, Brazlândia (dois) e Ceilândia (três). Para saber o endereço do Papa Entulho mais próximo a você, basta acessar o site do SLU (www.slu.df.gov.br), na aba “Serviços”.

 

* Com informações da SLU