19/09/2019 às 11:32, atualizado em 19/09/2019 às 11:41

Equipes de Saúde da Família melhoram vidas na área rural do Paranoá

Seis unidades básicas de saúde da região atendem a 11 mil famílias cadastradas

Por Agência Brasília *

Médicos do GDF ajudaram Luciane de Souza a ser salva de um AVC | Foto: Mariana Raphael / Secretaria de Saúde

Ali perto funcionam duas igrejas e uma escola pública – que, vez ou outra, solicitam atendimento para alguém. Na última semana, por exemplo, o pequeno Max Thawan chegou a 40º C de febre, o que levou uma merendeira a correr até a unidade para pedir ajuda. O menino, de cinco anos, logo foi atendido e recebeu diagnóstico de infecção de garganta. Já saiu medicado e com o remédio em mãos.

APS

A Região de Saúde Leste, onde está localizada a UBS de Jardim II, está com quase 100% de cobertura de estratégia da Saúde da Família. Mas a área rural necessita de reforço para completar o que ainda falta.

A Secretaria de Saúde tem como meta ampliar tal acesso, tanto nas áreas rurais quanto na urbana. “Até 2023, a perspectiva é termos 750 equipes de Saúde da Família, abrangendo 80% do Distrito Federal”, destaca o coordenador substituto da Atenção Primária, Sérgio Lima Gonçalves.

Atualmente existem 599 equipes, das quais 386 encontram-se completas, de acordo com os dados alimentados pelas gerências de planejamento, monitoramento e avaliação de cada região. Além da Região de Saúde Leste, a Região Norte também está com cobertura quase completa, chegando a 96%. Estão em patamar semelhante as regiões Sudoeste (66,2%), Centro-Sul (65,4%) e Sul (63,3%). Em níveis mais baixos estão Oeste (44,1%) e Central (28,3%).

“Para 2019, a proposta da secretaria é completar as equipes existentes, realizando o provimento dos profissionais que ainda faltam. Foram chamados quatro médicos de família e comunidade, além de cinco enfermeiros de família e comunidade, para substituir profissionais que se aposentaram neste ano”, informa Sérgio Lima.

O coordenador acrescenta que serão licitadas cinco novas unidades básicas de saúde em Jardins Mangueiral, Paranoá Parque, Riacho Fundo II, Samambaia e Recanto das Emas. Há a elaboração de projeto para reforma de outras seis: UBS 8 do Gama, UBS 3 do Guará, UBS 1 de Samambaia, UBS 1 do Riacho Fundo, UBS 2 da Fercal e UBS 2 de Sobradinho. A reforma da UBS 8 de Ceilândia está em andamento, com previsão de término para o final do segundo semestre 2019.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde