Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
26/09/2019 às 10:21, atualizado em 26/09/2019 às 10:22
Asfalto molhado e cheio de óleo, baixa visibilidade, desatenção do condutor e carros em mau estado aumentam as possibilidades de acidentes
Com a chegada das chuvas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) recomeça uma antiga prática: orientar os condutores a redobrar a atenção.
Afinal, o extenso período de estiagem deixou grande acúmulo de sujeira, fuligem e óleo no asfalto e isso, associado à água, deixam as vias escorregadias. A combinação de asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito.
No período de chuvas, o condutor deve reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado e o desembaçador, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade.
Ao atravessar poças, deve manter a aceleração contínua em primeira marcha. E no caso de locais muito alagados, é recomendado deixar o nível da água baixar. Também é importante usar o farol baixo, que torna o veículo mais visível, e é imprescindível o uso da seta para indicar a mudança de direção.
√ Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.
* Com informações do Detran-DF