15/10/2019 às 19:00, atualizado em 18/01/2024 às 17:47

Passarelas aéreas são revitalizadas

Vinte e duas travessias receberam serviços de restauração total da estrutura e pintura. Uma na EPTG, porém, foi alvo de vândalos

Por Agência Brasília *

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) iniciou, há seis meses, o serviço de restauração e manutenção de 56 passarelas aéreas que estão situadas nas rodovias distritais. As obras compreendem os serviços de restauração de piso, rampas, alambrados e manutenção de pintura. O valor investido neste serviço é de R$ 4,3 milhões.

Candangolândia – Foto: Renato Araújo/Agência Brasíia

Dezoito outras passarelas já passaram por restauração da estrutura e agora estão na última fase dos serviços, que é a pintura: duas na DF-003 (Epia Sul), uma em frente à Candangolândia e outra em frente à Concessionária Fiat; uma na DF-011 (EPIG), próximo à Octogonal; 14 passarelas na DF-085 (EPTG) e uma na DF-095 (EPCL), na Estrutural. 

Em todas elas foram realizados os serviços de reforço nos perfis metálicos, reparos em fissuras de concreto no piso e troca ou reposição de guarda-corpo e telas metálicas. 

Pichação na obra da EPTG – Foto: Renato Araújo/Agência Brasília


A revitalização das passarelas é um serviço de manutenção constante e traz beleza à cidade e segurança aos pedestres das rodovias distritais. Entretanto, nem todos os cidadãos têm compreensão social para zelar por essas travessias. As últimas passarelas a terem os serviços concluídos já foram pichadas. O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, expressou seu desapontamento ao ver a situação em que as passarelas recém-revitalizadas da EPTG se encontram. “O cidadão precisa ter consciência de que é caro realizar um serviço deste porte, de reforma de quase 60 passagens, e que cada centavo sai do bolso do contribuinte. O DER, como órgão público, tem a obrigação de fazer a manutenção, mas o cidadão também tem a obrigação de zelar pelo bem público”, desabafou.


* Com informações do DER/DF