07/11/2019 às 12:45, atualizado em 07/11/2019 às 14:55

Lagoas ajudam a escoar água na Asa Norte

Próximos ao Estádio Nacional, esses pontos foram fundamentais para diminuir os impactos da tempestade nas quadras iniciais 

Por Renata Moura e Ian Ferraz, da Agência Brasília

Técnicos da Novacap comemoraram o desempenho das lagoas de contenção construídas próxima ao Estádio Nacional, após o temporal desta quinta-feira (7). As construções ajudaram a segurar o impacto das águas nas quadras iniciais da Asa Norte, além de servirem para o escoamento das seis pistas do Eixo Monumental.

 “A lagoa está cheia e água está escoando normalmente para dentro das galerias pluviais. O objetivo dessa lagoa é, justamente, minimizar os impactos causados pelas chuvas nas quadras 202 e 402 Norte”, explica Luciano Carvalho, diretor de urbanização da Novacap. 

Ele conta que várias outras curvas de nível, construídas próximas ao depósito do Detran, na altura da 907 Norte, também funcionaram satisfatoriamente e reduziram a velocidade com a água desce em direção às quadras abaixo da Avenida W3. 

“Essas pequenas intervenções não são a solução do problema, mas minimizam bastante. Apesar de alguns alagamentos, nossa avaliação é que os impactos foram bem menores do que aqueles que vimos nas últimas chuvas”, afirma.