Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/11/2019 às 09:02, atualizado em 15/11/2019 às 09:24
Material colocado nas vias controladas pelo DER passam por controle de qualidade no laboratório do órgão
Ainda com a massa asfáltica são feitos testes com o equipamento triaxial de asfalto, o mesmo mede a elasticidade da massa asfáltica e a Prensa Marshall que mede a resistência. Após a aplicação da massa asfáltica feita na pista, são feitos outros ensaios: a verificação da espessura da camada, o teor do ligante asfáltico (CAP), o pêndulo britânico e o ensaio de mancha de areia.
O primeiro, entre outras coisas, tem o objetivo de executar ensaios de resistência de superfícies úmidas à derrapagem. O segundo tem o objetivo de avaliar a macrotextura dos agregados (brita), parâmetros que influem diretamente na aderência/atrito entre pneu e pavimento.
Um bom asfalto vai respeitar exatamente as normas e padrões previstos pelo Dnit. O desafio é fazer com que, as provas enviadas ao laboratório em pequena quantidade, sejam repetidas em larga escala nas usinas de asfalto.
Após ser aprovado, o material vai às rodovias distritais. O trabalho dos técnicos do órgão não para por aí e eles retiram provas do asfalto para examinar o material. Essa verificação se repete após um ano, quando é feito o levantamento funcional da via e repassado os dados para a Superintendência de Obras do DER.
Mesmo com todos esses testes e rigor, o órgão conta também com a participação popular para sugestões, demandas e reclamações sobre as rodovias. Quem avistar uma trinca, buraco ou desnível nas rodovias distritais pode entrar em contato com a Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 e informar a situação.
Quando há defeitos, repassamos para a Superintendência de Obras. Se estiver na garantia, acionamos a empresa para realizar a correção. Quando não está, o próprio DER faz o reparo.
É aquele que traz a imagem do seu traço, que é o projeto de mistura asfáltica, de preferência que tenha uma usina que consiga dosar como ele foi feito em laboratório. O bom asfalto segue a quantidade adequada de CAP, tem o teor adequado, juntamente com a composição granulométrica de todos os agregados (compostos).
Assista ao vídeo: