15/11/2019 às 09:02, atualizado em 15/11/2019 às 09:24

Entenda como é feita a análise do asfalto das rodovias do DF

Material colocado nas vias controladas pelo DER passam por controle de qualidade no laboratório do órgão

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Mistura asfáltica deve obedecer a diversos padrões técnicos | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Ainda com a massa asfáltica são feitos testes com o equipamento triaxial de asfalto, o mesmo mede a elasticidade da massa asfáltica e a Prensa Marshall que mede a resistência. Após a aplicação da massa asfáltica feita na pista, são feitos outros ensaios: a verificação da espessura da camada, o teor do ligante asfáltico (CAP), o pêndulo britânico e o ensaio de mancha de areia.

O primeiro, entre outras coisas, tem o objetivo de executar ensaios de resistência de superfícies úmidas à derrapagem. O segundo tem o objetivo de avaliar a macrotextura dos agregados (brita), parâmetros que influem diretamente na aderência/atrito entre pneu e pavimento.

Um bom asfalto vai respeitar exatamente as normas e padrões previstos pelo Dnit. O desafio é fazer com que, as provas enviadas ao laboratório em pequena quantidade, sejam repetidas em larga escala nas usinas de asfalto.

Após ser aprovado, o material vai às rodovias distritais. O trabalho dos técnicos do órgão não para por aí e eles retiram provas do asfalto para examinar o material. Essa verificação se repete após um ano, quando é feito o levantamento funcional da via e repassado os dados para a Superintendência de Obras do DER.

Mesmo com todos esses testes e rigor, o órgão conta também com a participação popular para sugestões, demandas e reclamações sobre as rodovias. Quem avistar uma trinca, buraco ou desnível nas rodovias distritais pode entrar em contato com a Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 e informar a situação.

Parque Rodoviário do DER/DF concentra todas as etapas de análise do material asfáltico | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Quando há defeitos, repassamos para a Superintendência de Obras. Se estiver na garantia, acionamos a empresa para realizar a correção. Quando não está, o próprio DER faz o reparo.

  • O que torna um asfalto bom?

É aquele que traz a imagem do seu traço, que é o projeto de mistura asfáltica, de preferência que tenha uma usina que consiga dosar como ele foi feito em laboratório. O bom asfalto segue a quantidade adequada de CAP, tem o teor adequado, juntamente com a composição granulométrica de todos os agregados (compostos).

Assista ao vídeo: