04/01/2020 às 12:04, atualizado em 06/01/2020 às 15:24

Mutirão para tapar buracos na área central de Brasília

Três equipes se dividem com 20 toneladas de massa asfáltica neste sábado (4), para cobrir setores comerciais, bancários e de Diversões do Plano Piloto

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

A estratégia foi pensada para avançar com o programa Buraco Zero, que é determinação do governador Ibaneis Rocha e do Secretário de Governo José Humberto. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Cobertura de buracos é uma das principais demandas registradas em ouvidorias do Governo do Distrito Federal. Feita no sábado, a ação não afeta o trânsito como em dias úteis. A medida foi elogiada por moradores da capital. No Setor de Diversões Norte, o cuidador Valdemir Santos, 54 anos, confirma que a operação seria dificultada durante a semana. “É impossível que as máquinas entrem nos estacionamentos, sempre lotados”, diz.

A motorista Maria Assunção, 38 anos, comemora a ação do governo no fim de semana. “Os buracos nas pistas precisam ser tapados. É muito prejudicial para o carro ter que andar por áreas assim, mas realmente é melhor que o serviço seja feito quando não tem tanto movimento nas ruas”, opina. A moradora ainda valoriza a presença das máquinas do GDF Presente espalhadas pela cidade.

A estratégia foi pensada para avançar com o programa Buraco Zero, que é determinação do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Governo, José Humberto. Desde novembro de 2019, os buracos nas pistas do DF são fotografados e catalogados em um aplicativo de uso interno da administração pública.

Por meio de um sistema de GPS e mapas georreferenciados, pontos com necessidades de reparos são cadastrados e atualizados após os reparos. O programa vai premiar, com obras, as cidades que cumprirem a meta de zelar pela manutenção das vias. Neste sábado (4), Arniqueira, Sol Nascente, Riacho Fundo I e Estrutural também receberam operações para cobrir buracos nas pistas.