19/02/2020 às 14:59, atualizado em 19/02/2020 às 16:14

Escolas de Brazlândia começam o ano de cara nova

Região administrativa possui 31 unidades de ensino. Pintura de salas de aula, pátios e fachadas, troca e reparo de telhados, reforma de quadras poliesportivas estão entre as melhorias executadas

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília

| Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

A escola dela iniciou o ano letivo com outras melhorias. O telhado sobre os dois blocos com oito salas recebeu nova estrutura de ferro para evitar infiltração da água da chuva. As goteiras prejudicavam até mesmo a biblioteca. “A madeira dilatava e favorecia a passagem da água”, explica Solange.

Para executar a obra da quadra poliesportiva, a diretora lançou mão de R$ 250 mil que a Secretaria de Educação (SEE) destinou. O espaço ganhou piso novo, alambrado e pintura. Tudo para motivar a prática de esportes aos alunos que estudam no CED Incra 8.

Cara nova

Um pouco distante dali, no Setor Veredas de Brazlândia, o Centro Educacional 2 dava os últimos retoques para completar a obra iniciada em dezembro de 2019. Não foram poucas as melhorias. A escola tinha um problema sério e de saúde pública: algumas salas tiveram de ser interditadas devido ao acúmulo de fezes de pombos, que entravam por frestas no telhado.

A sujeira tóxica só não atingiu todas as 25 salas porque, em muitas, as pequenas passagens foram fechadas com garrafas de refrigerante. Os vasilhames, aliás, já estavam ali havia dez anos. “Colocamos placas de ferro e agora esses pombos não entram mais”, garante o diretor da unidade de ensino, Evaldo Rodrigues.

Arte: Agência Brasília