05/03/2020 às 19:07, atualizado em 05/03/2020 às 19:26

Sala de vacinação imuniza cerca de 150 pessoas por dia

Durante as campanhas o atendimento é ampliado em 350%

Por Agência Brasília *

Ausência da caderneta de vacinação não é impeditivo para receber a vacina | Foto: Geovana Albuquerque / Secretaria de Saúde

A gerência de Serviços da Atenção Primária de Saúde de Águas Claras também disponibiliza uma sala de vacinas na Unidade Básica de Saúde Nº 1, que fica no Areal, onde são atendidas cerca de 100 pessoas por dia.

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos e idosos. A dona de casa Jaqueline Pereira, de 44 anos, aproveitou a visita da nora e foi em família atualizar a situação vacinal. Ela lembra que “a prevenção deve ser feita em qualquer período do ano e independentemente da idade”.

Campanha nacional

Com foco nas pessoas entre 5 e 19 anos, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou em 10 de fevereiro e se estende até 13 de março. Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e pode matar.

Todos podem se imunizar gratuitamente nas salas de vacinação do Distrito Federal, e aos interessados basta comparecer com o cartão de vacinação em mãos. Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é procurar a unidade de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação, com o objetivo de fazer a segunda via do documento. A ausência da caderneta de vacinação não é um impeditivo para receber a vacina.

Muitas doenças comuns no Brasil deixaram de ser um problema de saúde pública devido à vacinação. Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que as reações temporárias.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde