07/03/2020 às 19:25, atualizado em 09/03/2020 às 10:18

Iniciadas obras para revitalizar o Setor Hospitalar Sul

Obra financiada por dois grupos empresariais faz parte do programa Adote Uma Praça, do GDF, e vai custar R$ 5,5 milhões

Por Agência Brasília *

Revitalização do local é demanda antiga da comunidade hospitalar e dos próprios moradores das quadras próximas | Foto: Secretaria de Projetos Especiais / Divulgação

Parceria

Conforme o grupo Santa Lúcia e a Rede D’OR, a preocupação é com o cuidado e o bem-estar dos brasilienses. Por isso, há anos tentavam viabilizar a revitalização do SHS. Tudo para melhorar ainda mais o nível do serviço médico-hospitalar e a acessibilidade, principalmente a pessoas com necessidades especiais e idosos.

Os dois grupos empresarias vão financiar a execução total do projeto de revitalização, que foi desenvolvido por arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). “Esse é um projeto que nasceu dentro do governo, mas o GDF não tem recursos para executá-lo, porque tem outras prioridades na saúde, na educação, na segurança pública. Então, a iniciativa privada entendeu e abraçou a obra – e, sem essa ajuda do setor, a revitalização não aconteceria”, ressaltou o secretário Everardo.

Várias secretarias e órgãos do GDF estão envolvidos na revitalização do SHS. Além da Sepe, da Seduh e da Administração do Plano Piloto, participam do projeto a Secretaria de Obras, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o DF Legal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF).

De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, o departamento vai dar o apoio necessário para o controle de tráfego nos locais onde será realizada a obra, de maneira a garantir a fluidez nas vias do Setor Hospitalar Sul, bem como vai reforçar a sinalização viária do local.

Também serão colocadas equipes de fiscalização em patrulhamento na região para garantir que não haja retenções acima do esperado. Com relação às mudanças no trânsito durante a realização das obras, o diretor do Detran informou ainda que o órgão fará ampla divulgação na imprensa, redes sociais e sites.

Bons resultados do Adote Uma Praça

O Adote Uma Praça do Setor Hospital Sul é a maior ação do programa em custo e duração de obra. A previsão é de que a revitalização esteja concluída até o final de julho deste ano. O custo totalmente financiando pelo setor privado.

Os números do Adote

» 44 solicitações feitas para adoção de locais públicos;

» 39 de pessoas jurídicas;

» 6 de pessoas físicas;

» 4 locais públicos já revitalizados;

» R$ 2 milhões gastos (dinheiro privado);

» Locais: Hospital de Brasília, Parque Infantil da Asa Sul (SQS 313), praça no Recanto das Emas, balão na Via L1 Norte;

» 18 estão em processo de revitalização/reforma;

» Regiões cujos locais estão em processo de revitalização/reforma por adotantes: Lago Sul, São Sebastião, Gama, Águas Claras, Jardim Botânico, Sudoeste, Riacho Fundo I, Plano Piloto, Sobradinho 2, Guará 1, Planaltina, Park Way;

» Entre as áreas que serão trabalhadas estão praças, parquinhos, estacionamentos, balão, entre outros.

 

* Com informações da Secretaria de Projetos Especiais