18/04/2020 às 19:03, atualizado em 18/04/2020 às 19:11

Manutenção predial revitaliza Hospital Regional de Brazlândia

Reparos estão em curso nos principais pontos da unidade

Por Agência Brasília *

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Além disso, a Sala de Inteligência do HRBz iniciou a segunda fase das manutenções, com a instalação de bancadas, depois que passou por pintura e retirada de vidros quebrados. O espaço funcionará para otimizar o fluxo de pacientes e melhorar os gargalos nos atendimentos. A expectativa é de que haverá núcleos voltados à remoção de pacientes, bem como à gestão de leitos e de internação.

Autoclaves

Outro local do hospital que passou por uma intensa reforma foi a Central de Materiais Esterilizados (CME), com adequações estruturais para receber duas novas autoclaves e uma termodesinfectora. Os aparelhos de grande porte são utilizados para esterilizar materiais médico-hospitalares e desinfectar e lavar produtos.

São equipamentos que dependem de ar comprimido, energia elétrica, água tratada e condição de ar ambiente com exaustão de calor, uma vez que funcionam entre 121 e 134 graus, em elevada produção de calor ambiente. Uma vez que o ambiente não tenha uma instalação correta, com retirada adequada de calor, torna-se insalubre para o operador.

Licitação

As reformas no HRBz estão previstas no pacote de serviços de manutenção predial realizados em várias unidades de saúde em Brazlândia. Para isso, uma dispensa de licitação foi aberta, em março deste ano, no valor total de R$ 870.012,22, pelo período de 180 dias.

Além do hospital, também estão no pacote de reformas nove unidades básicas de saúde (UBSs) de Brazlândia e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da região administrativa.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde