14/05/2020 às 15:30, atualizado em 15/05/2020 às 14:26

Unidades do Centro Pop abrirão também aos finais de semana

Diante da pandemia, sedes do Plano Piloto e de Taguatinga ampliam serviços como banho, alimentação e lavagem de roupa para a população de rua

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Frequência diária é de 250 a 300 pessoas na unidade da Asa Sul | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

A rotatividade por lá é grande, mas também há frequentadores permanentes. “Trabalhamos o processo de saída dessas pessoas das ruas. Temos desde quem tem família, mas prefere viver nas ruas, àqueles que estão lá porque não têm mesmo onde estar”, explica a subsecretária de Assistência Social do DF, Kariny Veiga.

“É um trabalho feito por cuidadores, assistentes sociais e psicólogos. Cada pessoa que passa por lá vai ter um plano de trabalho diferente”, completa.

Frequência

Na unidade da Asa Sul, a frequência diária é de 250 a 300 pessoas – muitas delas vêm do Entorno do DF. Já em Taguatinga, que recebe pessoas de Samambaia e de Ceilândia, a procura varia entre 150 e 200 por dia.

O atendimento é restrito a quem tem mais de 18 anos. No caso das crianças, só serão acolhidas aquelas que estiverem acompanhadas dos pais ou de um responsável legal, pois o acolhimento de menores abandonados é atribuição de outros órgãos do DF.