24/10/2011 às 03:00

Escola de amianto será reformada

Alunos permanecerão no prédio até o final do ano, quando será feita estrutura definitiva

Por

A Secretaria de Educação do Distrito Federal iniciou, nesse final de semana, uma série de reparos na estrutura da Escola Classe nº 01 do Riacho Fundo I. Construída em 1991 para abrigar provisoriamente os alunos da região, a escola deveria ser usada por no máximo cinco anos, mas acabou sendo utilizada por mais de 20 anos e está em situação precária, com paredes, cantina e banheiros construídos em material de amianto – componente tóxico à saúde de alunos e funcionários.

O Ministério Público (MP) havia pedido que o prédio fosse interditado por falta de estrutura física para receber os cerca de 940 alunos do 1º ao 5º ano, com idades entre 6 e 12 anos. Com base na própria liminar do MP, a Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante – responsável pela EC nº01 do Riacho Fundo I – optou por realizar as reformas em vez de transferir os alunos para outra escola, viabilizando a realização de aulas até o fim do ano, sem prejuízo para a conclusão do ano letivo.

Segundo a diretora-regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, Gedilene Lustosa, após o final do ano, os alunos serão transferidos para outros prédios alugados até que a nova estrutura esteja pronta. Os pais serão informados com antecedência sobre os novos locais, e os alunos que forem para escolas mais distantes terão transporte escolar cedido pela Secretaria de Educação.