06/07/2020 às 18:29, atualizado em 07/07/2020 às 15:50

Saúde ganha trinta respiradores

Os aparelhos serão distribuídos para cinco hospitais da rede pública

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ganhou mais 30 respiradores (ventiladores pulmonares) para reforçar a estrutura dos hospitais públicos do Distrito Federal e ampliar a capacidade de atendimento da rede. O repasse foi feito nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Saúde e beneficiará cinco unidades hospitalares.

Os aparelhos são essenciais para o tratamento de pacientes com a Covid-19, uma vez que realizam a função que deveria ser feita pelos pulmões.

Em junho, a Secretaria de Saúde recebeu 200 respiradores do Ministério da Saúde só para atender aos casos graves de Covid-19. Os equipamentos foram distribuídos em 13 hospitais públicos e já estão ajudando pacientes acometidos pela doença.

“Novamente, o governo federal e o ministro Eduardo Pazuello reforçam a saúde pública do Distrito Federal com mais essa entrega. Essa aquisição será de extrema importância para enfrentar o pico da pandemia e garantir um atendimento de qualidade à população”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

Os equipamentos entregues pelo Ministério da Saúde costumam ser divididos entre os modelos mecânico ou de transporte e emergência. Desta vez, todos os 30 ofertados são mecânicos.


A distribuição

Hospital de Base (HB) – 10 

Hospital Regional de Samambaia (HRSam) – 7 

Hospital Regional de Taguatinga (HRT) – 6 

Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – 6 

Hospital Regional do Guará (HRGu) – 1


* Com informações da Secretaria de Saúde