21/10/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Mutirão para limpeza do Lago Paranoá

Objetivo é limpar as margens do Lago

Por

Amanhã, sábado (22), o Grupo de Acompanhamento das Cotas do Lago Paranoá – CEB, CAESB, Marinha, Secretaria de Turismo, Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, Comitê de Bacia do Paranoá, Ibram, sob coordenação da ADASA – promoverá o último dia do grande mutirão de limpeza das bordas do Lago, aproveitando a exposição das margens com o rebaixamento do nível do manancial que acontece durante o “flushing”, abertura das compotas para lavagem da camada superficial.

Com o apoio do Corpo de Bombeiro do DF, Polícia Militar do DF, Centro de Canoagem de Brasília-Canuí, CentCOOP DF, Pró- Descoberto, CEASA DF, Delegacia Especial do Meio Ambiente- DEMA, FEBRACAN, Mar de Brasília, SINDICAM-DF, Secretaria de Agricultura e Rancho Paraná, mais o patrocínio da Amil, Votorantim Cimentos, AMBEV, WWF, JCGontigo, Gasol, Flora e Supermercado Extra, o evento reunirá estudantes, comunidade, representantes de órgãos públicos, ONGs e atletas em prol de um objetivo que é conscientizar e alertar a sociedade para a importância da manutenção da qualidade dos recursos hídricos.

A organização do evento pretende explorar a ocorrência do “flushing” para investir em educação ambiental, fechando parcerias importantes, como a da Secretaria de Educação, que já confirmou a participação de sete escolas públicas do DF no mutirão. Aproximadamente 700 alunos, em dois turnos, nos dois dias do evento, estarão presentes na limpeza, incumbidos de recolher os resíduos e verificar o material arrecadado. As crianças serão assistidas pelos respectivos professores e orientadas pelos técnicos da ADASA, que disponibilizarão Kits para que a coleta do lixo proceda de forma segura.  

Considerado principal dia do mutirão, os organizadores do evento esperam um público de 1500 pessoas para auxiliar na coleta do lixo e aproveitar as atrações, que ocorrerão durante todo o dia, no espaço montado em frente ao calçadão da Orla do Lago Norte. Oficinas de reciclagem e exposição de objetos reciclados (ver no mapa abaixo o ponto 1), brinquedos para o divertimento da garotada (ponto 5), ponto de apoio para mergulho e canoagem (ponto 6) e palco para shows e teatro de bonecos (ponto 7) serão responsáveis pelo entretenimento de crianças e adultos.

Para a divulgação de trabalhos e à disposição do público (ponto 1), haverá stands da Defesa Civil, Secretaria de Turismo, IBRAM, CAESB, SLU, Vigilância Sanitária, Comitê da Bacia do Paranoá e ADASA. Com a distribuição de folders, cartilhas educativas e brindes, o stand da Agência ainda manterá um quiosque do serviço de atendimento ao cliente/ ouvidoria para recebimento de denúncias e esclarecimento de dúvidas ou informações.     

Amanhã, onde se espera grande afluência de público, o início das atividades será às 8h30, com encerramento às 15h, no palco principal.