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08/07/2020 às 16:51, atualizado em 08/07/2020 às 17:14
A substituição dos equipamentos velhos por novos vai dar mais segurança aos usuários da Epia
Aproximadamente mil metros de estruturas de metal do tipo barreira, conhecidas como defensas metálicas ou guarda-corpos, foram substituídos na via expressa da ligação Torto-Colorado, na Epia Norte (DF-003). A troca dos equipamentos velhos por novos foi executada na altura do Taquari, no sentido Colorado / Torto.
Por ali as defensas já apresentavam um aspecto enferrujado e amassado, o que ocasionou a necessidade de substituição das barreiras. Todo o trabalho custou R$ 138 mil e foi realizado em apenas 24 horas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).
Com o passar do tempo, essas estruturas podem sofrer alterações devido a impacto causado por acidentes, ferrugem pela ação do tempo ou danos por ação humana.
“Nosso planejamento é fazer, no decorrer deste ano, a troca das defensas metálicas onde for necessário ou a instalação delas onde ainda não existem, mas são essenciais. É questão de segurança nas nossas rodovias”, esclareceu o superintendente de obras do órgão, Cristiano Cavalcante.
Segundo Cavalcante, outras rodovias serão mapeadas para, a partir daí, serem constatados onde são necessárias as trocas e instalação de novas barreiras. “Este é um trabalho constante do DER. Nós atuamos não só na construção e manutenção de grandes obras viárias, mas também nos detalhes que envolvem essas rodovias, como é o caso dessas defensas, que garantem a segurança de todos”.
O ciclista Jorge Vieira, de 24 anos, morador de Sobradinho, passa quase diariamente pelo Torto-Colorado e presenciou a troca dos guarda-corpos. “É muito bacana ver que o Governo está cuidando de detalhes como este nas rodovias. A Epia sem dúvida é uma via muito movimentada, e a troca de barreiras como essas com certeza garante mais segurança para os veículos e mais ainda pra gente, que é mais vulnerável e está do lado de cá da via”, declarou.
Mas, para que servem as defensas metálicas?
Essas estruturas metálicas do tipo barreiras, que fazem o isolamento entre as faixas de rolamento das pistas e a marginal das vias evitam que os veículos ultrapassem da via expressa para as margens da rodovia, diminuindo o impacto do veículo em caso de acidentes e resguardando, sobretudo, a vida dos pedestres.
Elas são instaladas em vias com grande movimentação de carros, como é o caso da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), por onde trafegam aproximadamente 100 mil veículos por dia.
* Com informações do DER/DF