20/10/2011 às 03:00

Expectativa para ver o Brasil em campo

Torcedores brasilienses demonstram satisfação com escolha da Fifa e esperam com ansiedade jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo e na Copa das Confederações

Por


. Foto: Pedro Ventura

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

Os brasilienses acompanharam no começo da tarde desta quinta-feira (20/10) o anúncio da FIFA sobre as tabelas e as sedes da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Ao saber que a capital receberá a cerimônia de abertura da competição de 2013 e sete jogos do Mundial de 2014, a torcida concentrada na Rodoviária do Plano Piloto ficou satisfeita.

“É muito grande a expectativa para ver a seleção jogar aqui em Brasília, numa competição tão importante”, comemorou o repositor de supermercados Eduardo Ribeiro, de 32 anos, morador de Ceilândia.

Ele se disse contente com a abertura da Copa das Confederações na capital do país e afirmou não estar nem um pouco decepcionado com o anúncio de que a partida inaugural do Mundial de 2014 será em São Paulo. “Já estava esperando”, concluiu.

Já o cobrador de ônibus Antônio Sérgio, 31, de Recanto das Emas, estava de folga e fez questão de vestir a “amarelinha” e ir ao local de trabalho para torcer. “Estou ansioso para ver o jogo do Brasil aqui em Brasília”, disse.

Eles se juntaram aos torcedores que foram logo depois do almoço até a plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, onde um telão foi montado para que a população acompanhasse o anúncio feito na sede da FIFA, em Zurique (Suíça). O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou do evento na sede da Fifa “para reforçar nossa garantia de que Brasília está pronta para dar o melhor para a Copa de 2014 e tem todas as condições de atender às exigências necessárias para isso”.

Calendário – A 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA terá 64 partidas, disputadas em 12 cidades brasileiras. São Paulo receberá o jogo de abertura no dia 12 de junho de 2014, enquanto o Rio de Janeiro será a casa da final, em 13 de julho. Em Brasília haverá a disputa pelo terceiro lugar, no dia 12 de julho. As semifinais ocorrerão em Belo Horizonte e São Paulo.

Além do jogo pelo 3º lugar, a capital do país receberá ainda outras seis partidas, nos dias 15, 19, 23, 26 e 30 de junho, e 5 de julho. Veja aqui a tabela completa dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Quanto à Copa das Confederações, a FIFA confirmou Brasília como palco do jogo de abertura. A tabela completa será divulgada somente em junho do ano que vem. A competição vai ocorrer de 15 a 30 de junho de 2013. A final também será no Rio de janeiro e as semifinais, em Belo Horizonte e Fortaleza.
 

Cinco, das oito equipes, já estão classificadas para o torneio: o Japão, campeão asiático; o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf; o Uruguai, que venceu a Copa América; o Brasil, anfitrião, e a Espanha, atual campeã do mundo.

“Iniciamos realmente a contagem regressiva para o grande mundial”, comemorou o governador Agnelo Queiroz.

As cidades de Recife e Salvador ainda podem ser confirmadas como sedes da Copa das Confederações, mas, para isso, precisam garantir a conclusão de obras pendentes.

Ingressos – A venda de ingressos para a Copa do Mundo vai ocorrer a partir de julho de 2013, após a disputa da Copa das Confederações. De acordo com a FIFA, a exemplo do que já ocorreu nos últimos torneios, a primeira fase será como uma loteria, na qual o torcedor se candidatará aos ingressos e então poderá ou não ser sorteado. Todos poderão participar e, portanto, terão chances iguais de conseguir ingressos.

 
A maior parte dos ingressos será vendida pelo FIFA.com, o site oficial da Copa do Mundo. Além disso, assim como ocorreu na África do Sul, haverá pontos de venda no Brasil para os torcedores locais que não disponham de conexão de internet. Os preços dos ingressos ainda não foi definido.