20/07/2020 às 14:31, atualizado em 20/07/2020 às 18:53

Setor Hospitalar Sul tem 90% das obras executadas  

Mercado das Flores também foi contemplado com a ação. Local, totalmente revitalizado, deve ser entregue na primeira quinzena do próximo mês

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília  I Edição: Carolina Jardon

“É preciso uma fiscalização maior para impedir que os carros voltem estacionar em cima das calçadas reformadas”, alerta o comerciante. Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Leonardo Sardinha, 28 anos, tem um quiosque de lanches há 30 anos no SHC. Ele afirma que a região precisava passar por revitalização. “Esse projeto é muito importante para Brasília e pode servir como modelo para outros estados”, comenta.

“Agradecemos as melhorias, como a questão do estacionamento, por exemplo, que é complicada. É preciso uma fiscalização maior para impedir que os carros voltem estacionar em cima das calçadas reformadas”, alerta o comerciante. 

A proposta é uma ideia da Secretaria de Projetos Especiais. O secretário-executivo da pasta, Roberto Andrade, explica que o projeto foi financiado pela iniciativa privada, ao custo de cerca de R$ 6 milhões. “É um trabalho em equipe, que envolve vários órgãos do governo local, em parceria com empresários da região”, destaca.   

“Tinha motorista que quase colocava o carro dentro da loja, mas agora será diferente. Estou muito feliz com a obra”, comemora a comerciante. Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

O Mercado das Flores também foi contemplado na reforma. O local recebeu passeios novos e estacionamento. “No Plano Piloto temos apenas duas feiras, o Mercado das Flores e a da Torre [de TV]. São pontos icônicos e turísticos que precisavam passar por reforma para continuar gerando economia para a cidade”, comenta a administradora, Ilka Teodoro. 

Há 30 anos Áurea Dantas, 54 anos, tem uma loja de flores no local. A expectativa dela é que, com a revitalização, as vendas aumentem. “Será mais atrativo para os clientes. Tinha motorista que quase colocava o carro dentro da loja, mas agora será diferente. Estou muito feliz com a obra”, comemora a comerciante. 

Adote uma praça 

Administrado pela Sepe (Secretaria de Projetos Especiais), o programa Adote uma praça tem como objetivo firmar parcerias com empresários e moradores da capital para a manutenção e recuperação de locais públicos, como praças, jardins, rotatórias e canteiros de avenidas, assim como monumentos, pontos turísticos, entre outros.

Desde que foi instituído, em 2019, o programa já recebeu 57 pedidos de adoção de moradores de várias regiões do DF. 33 foram assinados, 12 projetos entregues, 14 em fase de finalização e 15 administrações participando da proposta. O primeiro termo assinado foi o do estacionamento do Hospital Brasília.    

Para ajudar o governo a melhorar e manter áreas públicas adotando algum espaço, entre em contato com a administração regional da cidade. O órgão pode informar a documentação necessária para o procedimento. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Projetos Especiais também pode ajudar. Basta ligar, gratuitamente, para o número 3961-1538.

SHS