31/07/2020 às 08:01, atualizado em 31/07/2020 às 15:15

Obras de drenagem vão preparar Lago Sul para as chuvas

Nos últimos seis meses, Novacap investiu R$ 6,5 milhões em construção e manutenção de redes de escoamento pluvial pelo DF. Chegou a vez da QL 14

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Em tempos de chuva, água escorre pelas ruas internas e formam grandes poças no fim dos conjuntos | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Segundo o administrador do Lago Sul, Rubens Santoro Neto, a obra de drenagem é um pedido antigo da comunidade. Ele conta que a área da QL 14 recebe grande parte da captação de águas pluviais da região adjacente. A rede de captação atual é deficiente, o que explica os alagamentos formados durante a estação chuvosa, responsáveis pelos diversos transtornos causados a quem usa a EPDB.

“A obra que o GDF realizará vem sendo pedida pela população há pelo menos uma década. E o governador Ibaneis Rocha sempre esteve sensível à necessidade urgente de solução, que agora será dada ao problema”, reconhece ele.

A Novacap tem trabalhado dia e noite para deixar a cidade preparada para o período de chuvas e, consequentemente, evitar cenas de alagamento exibidas em governos passados. Enquanto a QL 14 do Lago Sul se prepara para receber mais essa benfeitoria, outras cidades já dispõem de um sistema de drenagem mais eficiente.

É o caso de Gama, Santa Maria, Park Way, Taguatinga, Asa Norte, Lago Norte, Varjão, Octogonal, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Sobradinho I e II, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires, Candogolândia, Guará I e II, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Ceilândia e Brazlândia. Já são 26 as regiões administrativas mais preparadas para receber as chuvas, número que só cresce.

Nessas cidades, a Seção de Manutenção de Redes de Drenagem (Semad) da Novacap desobstruiu, reconstruiu ou construiu mais de 15,7 quilômetros de redes de drenagem, 3.252 bocas de lobo e 1.021 poços de visita (PV’s), importantes estruturas de captação de águas pluviais.

Para o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Antunes Lemos, a obra não é somente importante em razão de sua eficácia em períodos de chuva, mas também porque mexe com o bem-estar dos moradores. “Visa melhorar o IDH da cidade, pois [a ocorrência de] menos enchentes ajuda na qualidade de vida dos moradores destas regiões”, analisa o gestor, referindo-se ao Índice de Desenvolvimento Humano.