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Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/08/2020 às 16:07
GDF mantém um portal acessível a toda a população, que pode acompanhar as demandas e ajudar na construção de uma cidade cada vez melhor
Criada, como o nome sugere, para ouvir a comunidade, a Ouvidoria é um espaço que funciona como ponte direta entre os cidadãos e o Governo do Distrito Federal (GDF). A participação serve para ajudar a garantir melhorias nos serviços públicos, como transporte coletivo, tapa-buracos, hospitais, tratamento e abastecimento de água e distribuição de energia elétrica.
Podem ser registrados reclamações, elogios, sugestões, solicitações, denúncias e demais informações. Atualmente, a Rede de Ouvidorias também tem recebido manifestações sobre temas relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus.
A Ouvidoria-Geral é uma unidade da Controladoria-Geral do DF (CGDF) e órgão central do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo/DF), responsável pela coordenação dos trabalhos das ouvidorias especializadas. Estas trabalham em rede, cada uma incumbida de fornecer respostas de seu órgão ou entidade.
“A Ouvidoria existe porque o cidadão sabe que, ao procurá-la, sua demanda será atendida”, pontua o ouvidor-geral do DF, José dos Reis. “É um meio, um caminho de diálogo e de construção. Por isso, todas as demandas encaminhadas pela Ouvidoria-Geral para os órgãos são prioritárias, porque entendemos que o pedido do cidadão é o mais importante na construção dos serviços públicos.”
“A Ouvidoria existe porque o cidadão sabe que, ao procurá-la, sua demanda será atendida. É um meio, um caminho de diálogo e de construção” José dos Reis, ouvidor-geral do DFcentro
Denúncia e reclamação
Uma pergunta frequente dos usuários é sobre a diferença entre denúncia e reclamação, palavras que parecem ser a mesma coisa, porém têm finalidades diferentes.
Denúncia é a comunicação de irregularidades ocorridas no âmbito da administração pública cometida pelo servidor que descumpre uma regra jurídica.
Já reclamação é uma queixa, manifestação de insatisfação ou protesto contra algum serviço público prestado ou servidor considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.
Como acessar
Manifestar-se pelas ouvidorias é simples e fácil. Pela internet, inclusive do smartphone, a qualquer hora, você pode acessar o site OUV-DF. Basta se cadastrar e utilizar a senha recebida no ato da manifestação. Também é possível fazer uma denúncia ou reclamação anonimamente.
Feita a manifestação, a Ouvidoria-Geral vai analisar e tramitar o fato para a ouvidoria do órgão responsável – que, por sua vez, encaminhará a demanda para a área técnica se pronunciar e, posteriormente, dará a resposta por meio do sistema. É possível acompanhar e consultar a demanda, a qualquer momento, pela conta criada no sistema OUV-DF.
Ao final, a pessoa poderá dizer se sua demanda foi resolvida e responder a pesquisa de satisfação. Todas as manifestações registradas no sistema são divulgadas em relatórios feitos pela Ouvidoria-Geral e pelas ouvidorias especializadas, sempre mantendo os dados pessoais do cidadão sob sigilo.
Por telefone
Outro canal para registrar manifestações é o telefone 162, que permite ligações gratuitas, tanto de fixo quanto de celular. O horário de funcionamento desse canal é das as 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos fins de semana e feriados.
Para a segurança de todos, e a fim de diminuir a possibilidade de contaminação do novo coronavírus, o atendimento presencial está suspenso por tempo indeterminado.
No site da Ouvidoria-Geral, é possível encontrar mais informações sobre o funcionamento do canal, bem como esclarecer demais dúvidas. Participe. Sua parceria é importante para garantir um atendimento cada vez melhor.
* Com informações da CGDF