Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/08/2020 às 16:58
Até o final de setembro, cerca de 40 serviços estarão disponíveis também pela internet
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), lançará, às 10h30 desta quinta-feira (6), o Projeto Detran Digital, que é um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação para facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Autarquia, por meio da Internet.
A primeira etapa do projeto deve ser concluída até o final da primeira quinzena de agosto e contará com uma reformulação no Portal de Serviços ao Cidadão. Atualmente, a ferramenta hospedada no site do Detran já oferece 15 serviços, mas, com a atualização, passará a contabilizar 20 opções, oferecendo mais segurança, estabilidade, interação, personalização e interface moderna.
A previsão é que até o final de setembro, um total de 40 serviços esteja disponível nos dois canais, no portal e no aplicativo. O App estará disponível para as plataformas Android e IOS.esquerda
Outra tecnologia incorporada ao projeto é um aplicativo que permitirá o acesso aos 20 serviços dispostos no portal direto do celular ou tablet, com segurança e rapidez. A previsão é que até o final de setembro, um total de 40 serviços esteja disponível nos dois canais, no portal e no aplicativo. O App estará disponível para as plataformas Android e IOS.
Com a implementação do Detran Digital, a expectativa é que o atendimento presencial nas unidades tenha um fluxo cada vez menor. O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, acredita que com o lançamento das novas ferramentas digitais, aliadas a soluções modernas de gestão que estão sendo aplicadas na autarquia, haverá grande redução da procura pelos balcões do Detran, até o fim do ano: “Os serviços serão prestados remotamente e com rapidez, sem qualquer prejuízo ao cidadão, que migrará de forma tranquila e sem qualquer prejuízo para o atendimento pelo novo portal e aplicativo”, explica
Seguindo a mesma linha tecnológica adotada pelas instituições bancárias atualmente, para ter acesso a todas as funcionalidades do Detran Digital, será necessário realizar cadastro prévio, direto com um atendente do Departamento. Os usuários cadastrados poderão realizar transações como alteração de endereço, liberação de DUT e transferência de propriedade do veículo. Para os serviços mais simples, como impressão do CRLVe e consultas, o cadastro não será obrigatório, pois o acesso a esses serviços já está liberado.
No processo de modernização digital do Departamento de Trânsito, a Diretoria de Tecnologia está atuando em três frentes. A primeira é a automação básica dos dados e sistemas. A segunda é a incorporação de inteligência artificial exibida por mecanismos ou softwares, como recursos de reconhecimento facial e canais de atendimento digitais, seja por voz ou escrita. E a terceira é a total reformulação do atendimento, prevendo a extinção de algumas etapas dos serviços, a fim de facilitar a vida do cidadão.
Lançamento Detran Digital
A partir das 10h30 desta quinta-feira (6), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará o Lançamento Oficial do Projeto Detran Digital, por meio de uma live. A transmissão será conduzida pelo diretor-geral, Zélio Maia, diretamente do Palácio do Buriti e será transmitida pelo Facebook do GDF e pelo Twitter da Agência Brasília.
O lançamento contará com a presença do diretor-geral adjunto, Gustavo Amaral e do diretor de Tecnologia e Comunicação do Detran, Fábio Souza. Também participarão o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres; o chefe da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha; o presidente do Ibram, Cláudio Trinchão; o secretário de Economia, André Clemente Lara de Oliveira; e o secretário de Governo, José Humberto Pires.
Confira quais serviços estarão disponíveis no Portal e no App, a partir da segunda quinzena de agosto