22/08/2020 às 17:56, atualizado em 22/08/2020 às 18:10

GDF recupera Ponte no Núcleo Rural Alexandre Gusmão

Revitalização vai beneficiar cerca de duas mil famílias que moram na região

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O morador Cândido Pereira: obra vai melhorar a vida da comunidade | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela execução da reforma, está fazendo um aterro sobre galerias pluviais que dará mais segurança e reforço à estrutura da ponte que passa pelo Rio Jatobazinho. Antes, erguida em cima de manilhas, a estrutura de terra não resistiu.

“No período de chuvas, os barrancos podem cair. E a instalação de galerias de águas pluviais evita essas erosões e a pista fica mais segura para toda a comunidade. No momento, apenas um carro passava pela ponte. Vamos alargar para 7 metros, permitindo que dois carros possam transitar”, explica Geraldo Jacinto, técnico do DER.

Vai melhorar 100%. Nossa preocupação maior era com o transporte escolar. Ficamos felizes de conseguir fazer a reforma antes do retorno das aulas suspensas pela pandemiaJesiel Costa, administrador de Brazlândiacentro

Transporte escolar

De acordo com a Administração de Brazlândia, a recuperação da estrada vai beneficiar cerca de duas mil famílias que moram na região. Além disso, o fluxo de ônibus escolares na região é grande e foi interrompido somente nesse período de pandemia do coronavírus. A obra, portanto, vem em um momento crucial.

“Vai melhorar 100%. Nossa preocupação maior era com o transporte escolar. Ficamos felizes de conseguir fazer a reforma antes do retorno das aulas suspensas pela pandemia”, comemora o administrador Jesiel Costa.

A expectativa é otimista: em meados de setembro, a ponte já estará toda pronta. O maquinário usado, como escavadeiras e caminhões, foi cedido pela Novacap.  

Outro ponto importante é a preservação ambiental. O Jatobazinho, importante rio que abastece a Bacia do Descoberto, também será beneficiado, uma vez que sedimentos estavam caindo na água.